Dois meses após o início das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, os hotéis de Porto Alegre, capital do estado, já mostram sinais de recuperação. As unidades da rede Nacional Inn, por exemplo, estão registrando uma ocupação diária de até 50%.

Ricardo Aly, diretor de Vendas, Marketing e Distribuição da Nacional Inn, afirmou que o público principal continua sendo de negócios, com destaque para voluntários e funcionários de empresas dedicadas à reconstrução da cidade. A rede possui duas unidades na região do centro histórico de Porto Alegre, próximas ao centro de decisão da reconstrução, como a prefeitura, secretarias, administração pública, hospitais e o Fórum.

Embora ambas as unidades não tenham sido atingidas pelas inundações e sigam operando com 100% do inventário, o entorno dos hotéis já retomou suas atividades normais. “Mesmo não tendo fechado, nós nos adaptamos para o momento, tanto para atender os hóspedes quanto para gerar receita”, disse Aly. A rede implementou ações como tarifas solidárias para voluntários, tarifas long stay para estadias mais longas, ampliação do serviço dos restaurantes para atender ao público externo e adaptação de algumas salas de eventos em coworkings.

Os dois hotéis já notaram um aumento na procura e no fechamento de hospedagens para eventos. “Temos eventos confirmados na cidade nos meses de agosto, como a Expoagas e a Expointer, e em setembro a Meia Maratona Internacional. Os participantes já estão fazendo reservas”, relatou Aly.

O momento é de muito otimismo, segundo o executivo. “Precisamos impulsionar a retomada da capital e de todo o estado. É importante comunicarmos que a cidade já está apta para receber o público corporativo e de turismo novamente”.

Vale destacar que todos os pontos turísticos de Porto Alegre já reabriram e estão funcionando normalmente, exceto a Casa da Cultura Mario Quintana e o Cais Embarcadeiro.