BeFly implementa nova cultura organizacional

A consolidação de uma cultura organizacional unificada para grandes ecossistemas é um desafio estratégico crucial. Cada marca possui sua própria história e valores, o que pode tornar complexo o processo de definição cultural, pois é primordial que as peculiaridades de cada marca sejam preservadas enquanto se constrói uma cultura comum, para manter o equilíbrio. Mas tomando cuidado com a multiplicidade de cada empresa, é possível garantir que todos os colaboradores, de diversos níveis, se sintam parte da nova cultura organizacional e o sucesso da integração. A Befly nasceu em 2021 da aliança entre duas marcas líderes do mercado, Belvitur e Flytour, e é composta por mais de 38 marcas, e vêm enfrentando este desafio com maestria.

Após um processo de muita escuta e de verdadeira imersão na profundidade de cada empresa do ecossistema, a partir de conversas com grupos focais, entrevistas individuais e workshops com colaboradores e lideranças, para resgatar a história e o DNA de cada marca, a BeFly anunciou uma nova cultura organizacional que reflete toda a sua pluralidade em uma nova comunicação, fortalecendo sua identidade corporativa e promovendo sinergias entre as empresas.

Ao colocar as pessoas no centro de sua estratégia, a BeFly transmite o seu propósito de criar caminhos além do imaginável, com a ambição de ser o ecossistema de turismo mais transformador na experiência de cada pessoa. Com base nos valores gente do bem, ousadia inovadora, inteligência prática e o extraordinário, a marca promove um ambiente de trabalho acolhedor, colaborativo e movido por entregas criativamente simples e excepcionais, representando e unificando todas as suas marcas em uma nova identidade.

De acordo com Renata Esteves, diretora de Gente e Gestão, integrar valores diversos foi o principal desafio. “Nosso ecossistema é composto por empresas com quase 40 anos, que já carregam um forte DNA, e por startups novas no mercado. Com o apoio da consultoria Devello, enfrentamos o desafio de buscar representatividade entre colaboradores que tinham realidades distantes para que todos pudessem se perceber como parte integrante da nova cultura”, afirma Renata.

“Por isso, o nosso ponto de partida foram os próprios colaboradores, o que nos permitiu enxergar cada história e criar essa nova cultura organizacional marcada pela representatividade, em um processo que demorou quase um ano para ser concluído. Nosso próximo passo é criarmos um comitê de cultura, onde já contamos com a embaixadora número um, Michele Pimentel, para que ela passe por todas as nossas bases, transmitindo a nova cultura e formando novos embaixadores”, explica a diretora.

“A consolidação da cultura de um ecossistema tão complexo como o da BeFly é um diferencial competitivo não apenas no segmento do turismo, mas de outros grandes players do mercado. Me orgulho em contribuir diretamente com essa construção”, afirma Mônica Lima, coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento BeFly, empresa que também assinou Educa2030, movimento do Pacto Global da ONU.

Em vez de forçar uma nova uniformização completa, a BeFly celebrou a diversidade das marcas, permitindo que cada uma mantivesse elementos de sua história única dentro da nova estratégia cultural. Com uma estratégia bem definida e centrada nas pessoas, cria-se uma nova identidade corporativa forte e coesa, que integra todas as 38 marcas, reforçando a sua posição como o maior ecossistema de turismo, comprometida com a excelência e a inovação em todas as suas operações.

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados