A mymento, plataforma de tecnologia no setor de turismo, revela novos dados sobre o comportamento de consumo durante a alta temporada de inverno no Brasil. Com mais de 400 mil reservas de passeios realizadas em todo o país, a plataforma destaca um aumento de 11% no tíquete médio dos turistas durante o inverno. Em 2024, o tíquete médio de gastos por passeio no Brasil cresceu 11%, atingindo R$ 308, em comparação com R$ 270 gastos em 2023. Esta análise foi baseada em um estudo abrangente que avaliou o comportamento de consumo de mais de 10 mil viajantes.

“No Brasil, a oferta de passeios no verão é maior em função do país ser tropical, em comparação ao período de inverno, onde os passeios são limitados”, explica Johannes Noebels, CEO da mymento. Esta constatação mostra a singularidade do mercado turístico brasileiro, onde as condições climáticas têm um impacto direto nas atividades disponíveis e nos padrões de consumo dos turistas.

Apesar das limitações climáticas, os destinos turísticos de inverno no Brasil continuam a atrair uma quantidade significativa de visitantes. “Regiões serranas como Campos do Jordão (SP), Gramado e Canela (RS) se destacam como os principais destinos para os viajantes em busca de experiências diferenciadas durante os meses mais frios do ano. Além disso, cidades históricas como Ouro Preto (MG) e Petrópolis (RJ) oferecem um charme adicional com suas arquiteturas coloniais e festivais culturais, que ganham ainda mais vida no inverno”, avalia o empresário.

A mymento também observou um comportamento de consumo mais sofisticado entre os turistas de inverno. “Os viajantes estão optando por experiências mais personalizadas e de maior valor agregado, como tours gastronômicos, passeios de trem panorâmico e visitas a vinícolas. Este aumento no gasto médio por passeio reflete uma tendência crescente de busca por qualidade e exclusividade nas experiências turísticas”, explica Noebels.