Uma arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie ameaçada de extinção, recebeu um novo lar na última sexta-feira (05) graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da Latam entre Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). O objetivo é a conservação da espécie e a reintrodução do animal na natureza por meio do Programa de Conservação coordenado pelo CEMAVE/ICMBio.

Em maio de 2024, a arara foi resgatada ainda filhote em Euclides da Cunha (BA) após o acionamento pela população do disque fauna do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), gestor da fauna silvestre e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na Bahia. Após os primeiros cuidados realizados pelo Cetas do Recôncavo Baiano, a ave precisou ser transferida para o Cetas de Salvador a fim de receber um tratamento clínico e nutricional para ganho de peso e melhora da saúde.

Agora, a arara será reabilitada na Fazenda Cachoeira, um criadouro científico em Minas Gerais que cuida de espécies de aves ameaçadas de extinção, com o objetivo de reintroduzi-las na natureza. A arara-azul-de-lear é uma espécie classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O transporte gratuito foi realizado por meio da Latam Cargo em voo que partiu de Salvador, realizou uma conexão em São Paulo, e pousou em Belo Horizonte/Confins. Na prática, o transporte aéreo reduziu de 22h para 10h a viagem na comparação com um deslocamento exclusivamente terrestre entre as duas instituições.

Em quase 13 anos, o programa Avião Solidário da Latam já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil, contribuindo significativamente para a preservação da fauna brasileira e a manutenção da biodiversidade. Além do transporte de animais, o programa também realiza o transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipamentos médicos, medicamentos e profissionais de saúde, apoiando diversas causas sociais e ambientais.