O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, acaba de anunciar grandes mudanças. Renovado com o objetivo de ser mais diverso, inclusivo e divertido, o museu dedicado ao fascínio pelo esporte ganhou novos conteúdos e salas, mais recursos de acessibilidade, itens raros e curiosos, vídeos, fotos e atrações inéditas.

As obras do novo Museu do Futebol começaram em novembro de 2023, mas a concepção do projeto teve início há mais de dois anos. As discussões e empenho de múltiplas equipes envolveram o licenciamento de mais de 1,5 mil imagens, a criação, revisão e tradução de 136 novos textos, produção de mais de 60 vídeos e aquisição de centenas de equipamentos – entre computadores, monitores, câmeras e projetores.

Profissionais de pesquisa, audiovisual, expografia e comunicação participaram do projeto coordenado pelos curadores Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A iniciativa teve direção artística e projeto expográfico de Daniela Thomas e Felipe Tassara e comunicação visual de Jair de Souza.

“A reabertura do Museu do Futebol celebra nossa rica história futebolística e abraça a diversidade e a inclusão. Este espaço renovado oferece uma oportunidade única para todas as gerações se conectarem com as raízes do esporte que molda nossa identidade nacional. Com novas tecnologias, experiências interativas e uma maior representatividade do futebol feminino, o Museu se torna um ponto de encontro para todos que compartilham a paixão pelo futebol e pela cultura brasileira”, ressalta Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo; e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema – todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

“É um investimento importante do Governo de São Paulo e dos patrocinadores para a cultura, proporcionando a atualização e renovação deste museu muito querido da população paulista e muito visitado por turistas nacionais e internacionais”, diz Renata Motta, diretora executiva do Museu do Futebol.

Entre 2022 e 2023, o Museu do Futebol recebeu mais de 675 mil pessoas. Desde a inauguração, em 2008, a instituição já somava mais de 4,7 milhões de visitantes. “Estava tudo certo, o público continuava visitando e gostava, mas o futebol e a sociedade mudaram muito desde a abertura da instituição, em 2008, e sentimos a necessidade de incorporar essas transformações”, explica Marcelo Duarte. “Também tínhamos o desafio de atrair o público jovem que, em geral, ainda enxerga os museus como um reduto de antiguidades”, completa.

Para encarar o desafio, o trio de curadores formou conselhos com personalidades ligadas ao esporte; um grupo de jovens e a própria equipe técnica da instituição contribuíram com sugestões. A partir dessa troca de ideias o projeto ganhou corpo. “Mantivemos o espírito do Museu e incorporamos tecnologias e experiências para deixá-lo ainda mais moderno e atraente para todos os públicos”, conta Marcelo.

Confira a seguir alguns dos conteúdos novos ou reformulados do Museu do Futebol:

  • Sala Raízes
    Espaço dedicado ao período de celebração cultural do Brasil nas décadas de 1930 a 1950, com foco no futebol. São mais de 100 fotografias históricas, filme de Carlos Nader e um telão composto por 17 monitores.
  • Sala das Origens
    Conta a trajetória do futebol desde o século XIX até os anos 1930, com destaque para o futebol feminino. Aborda o veto de Getúlio Vargas ao futebol feminino em 1941 e marcos da história das mulheres no esporte. Agora inclui imagens raras de mulheres brasileiras jogando futebol desde 1920.
  • Sala Pelé
    Espaço dedicado ao Rei do Futebol, Pelé, destacando sua carreira e contribuições para o esporte. Inclui imagens marcantes de Pelé em campo e itens raros como suas camisas de jogo.
  • Sala das Copas
    Foco nas Copas do Mundo de futebol masculino e feminino, destacando a história e a resistência das mulheres no esporte. Inclui módulos temáticos que abordam diferentes aspectos das Copas, tanto masculinas quanto femininas. As novidades envolvem vídeos e imagens inéditas, além de uma projeção especial com a jogadora Marta.
  • Sala Jogo de Corpo
    Espaço interativo que simula elementos de uma partida de futebol através de atividades de movimentação corporal, que foi ampliado com atividades interativas para proporcionar uma experiência imersivas para visitantes de todas as idades.
  • Almanaque da Bola
    Antiga Sala Números e Curiosidades renovada com tecnologias e interações modernas. Aborda questões contemporâneas do esporte, como modalidades adaptadas e luta contra o racismo, e conta com representação visual mais inclusiva, com a inclusão de pessoas de diferentes gêneros, etnias e habilidades.

Para mais informações sobre o Museu do Futebol e suas novidades, acesse o site oficial.