A telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, segundo dados da Allianz Partners. Impulsionada pela pandemia, esse modelo de atendimento proporciona diversos benefícios, principalmente para os viajantes. Consultas virtuais, monitoramento remoto de pacientes e diagnóstico por imagens permitem que serviços médicos não emergenciais sejam prestados independentemente da localização geográfica de ambas as partes.
Segundo Gabriel Nascimento, gerente de Marketing de Produto e Inovação da Allianz Partners Brasil, a telemedicina se tornou um serviço fundamental e frequentemente utilizado pelos clientes da Allianz Travel, marca de seguro viagem da Allianz Partners e que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros.
“Apesar de recente, as teleconsultas já têm sido bem aceitas tanto por médicos quanto por pacientes por conta dos benefícios que oferece. A Allianz Travel realizou cerca de 1,8 mil atendimentos por telemedicina durante viagens no último ano, sendo 65,1% deles para clientes na faixa etária dos 18 aos 35 anos. Ao viajar para áreas distantes ou de difícil acesso, pode ser complicado encontrar assistência médica local de qualidade. A telemedicina permite que os viajantes recebam aconselhamento médico com rapidez e até mesmo diagnósticos sem precisarem se deslocar.”, afirma ele.
Além de rapidez no atendimento, a consulta por videochamadas pode evitar que viajantes tenham piora em seu quadro clínico. “Durante uma viagem, em situações como doenças ou lesões inesperadas, a telemedicina pode direcionar os pacientes para a assistência necessária. Viajar para ver um médico pessoalmente também pode gerar maiores custos, evitados com o uso da telemedicina. Outro ponto importante é que consultas virtuais ajudam a reduzir a exposição a ambientes clínicos, minimizando o risco de infecções cruzadas, algo importante durante pandemias ou surtos.”, complementa o porta-voz.
Nos casos em que o atendimento não for emergencial, ou seja, não precisar de direcionamento imediato ao pronto socorro, o analista de atendimento da Allianz Travel irá oferecer o serviço de telemedicina. O segurado então recebe via e-mail ou Whatsapp um link para se conectar com um médico de acordo com o sintoma apresentado, disponível 24h. Este link deve ser acessado no prazo de 15 minutos a partir do seu recebimento e após o acesso ao link, o paciente é atendido em até 10 minutos via videoconferência.
Na Allianz Travel, o serviço de videoconferência com médicos é indicado para os seguintes casos: sintomas de gripe ou resfriado, febre, dor de cabeça, desconforto abdominal, náusea e vômito, dores de garganta, dor lombar, picadas, dores ou infecções nos olhos, problemas no sistema urinário, alergias e lesões, com exceção de casos em que há dificuldades respiratórias.
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