Ao som do tradicional samba carioca da Feira das Yabás, a Embratur lançou o projeto Desafio do Samba, no último domingo (14), em Madureira, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a identidade cultural do samba, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, e potencializar o turismo no País.

O evento contou com a participação de marcelo freico, presidente da Embratur; Teresa Cristina, cantora e compositora; e do sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz.

O Desafio do Samba é fruto da parceria entre Embratur e Sebrae e conta com apoio do Oi Futuro, através do LabSonica, seu laboratório de experimentação sonora e musical. O espaço visa fomentar e descobrir trilhas possíveis para a cadeia produtiva do som e da música.

A iniciativa da Embratur busca atrair e engajar startups na criação de soluções tecnológicas que vão gerar novas rotas e experiências relacionadas ao samba, promovendo o desenvolvimento econômico das regiões em que o gênero musical surgiu e onde ainda tem forte tradição. As três soluções mais bem colocadas receberão R$ 70 mil cada, para a realização de uma prova de conceito. O edital foi divulgado no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, e começa pelo Rio de Janeiro.

Um dos mais poderosos elementos culturais brasileiros, o samba atrai turistas do mundo inteiro. “O Carnaval é uma festa consolidada internacionalmente, é a grande vitrine do samba, gênero musical genuinamente brasileiro e que o mundo conhece. Agora, vamos permitir que o turista possa imergir na história das pessoas que fizeram e fazem do samba essa manifestação cultural tão forte, e poder viver o samba dentro das comunidades, que é uma experiência autêntica e muito interessante. E, para isso, vamos ter a ajuda da tecnologia e da inovação. E a melhor parte é que os benefícios econômicos ficam nessas comunidades que mantêm as tradições vivas”, explica Marcelo Freixo.

“O samba é uma das principais referências do Brasil para o mundo. Nascido nos terreiros, como o de Tia Ciata, que ficava na região carioca conhecida como Pequena África, o ritmo foi se diversificando ao longo de mais de um século e influenciando incontáveis artistas no Brasil e no exterior. Os turistas brasileiros e de outros países terão agora a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa história e de como o samba foi determinante para o desenvolvimento da MPB, da Bossa Nova, do Jazz e de outros ritmos mundo afora. E, nesse processo, vamos gerar oportunidades de trabalho e renda para os empreendedores que atuam no universo da economia criativa, lembrando que o turismo é responsável por 8% do Pib brasileiro e que contribui para a redução das desigualdades sociais”, comenta Décio Lima, presidente do Sebrae.

Impacto Econômico e Projeção Internacional

O turismo musical promove as tradições, a arte e a autoralidade dos artistas locais. Estudo da desenvolvedora de plataformas de bilhetagem eletrônica Amadeus, “Amadeus Travel Trends: Como vamos viajar em 2024”, aponta que o turismo musical vem se destacando como um dos principais impulsionadores da demanda por viagens em todo o mundo. O mercado global neste segmento deve movimentar 11,5 bilhões de dólares até 2028, segundo levantamento da World Travel Market.

No Brasil, o samba tem um impacto econômico significativo. O Carnaval é a principal vitrine desse ritmo e já se consolidou como a maior festa popular do planeta. Só em 2024, mais de 228,8 mil turistas internacionais desembarcaram no país para aproveitar o Carnaval. A folia injetou cerca de US$ 143,5 milhões (R$ 909,2 milhões) na economia brasileira, considerando os impactos diretos e indiretos.

Mas o samba não é só Carnaval. O Rio de Janeiro respira samba o ano inteiro e é nas ruas e bares que ele se renova e se consolida como estilo autenticamente brasileiro. As rodas de samba em bairros icônicos, como Lapa, Madureira e Tijuca, oferecem ao turista uma imersão completa. Assim como a Pedra do Sal e a Cidade do Samba, que destacam a importância do ritmo, e iniciativas como o Trem do Samba e a Feira das Yabás, que conectam a música com o turismo na cidade maravilhosa. “O samba é uma expressão viva da história e essência do Rio. É a alma da cidade”, completa o presidente da Embratur.

Como participar do Desafio do Samba

O EmbraturLAB busca startups que proponham soluções para impulsionar rotas, produtos e serviços ligados ao samba, com atenção aos potenciais impactos socioculturais e econômicos positivos deste segmento do turismo. A meta é desenvolver novos produtos para atrair novos turistas e aumentar o tempo de permanência dos viajantes em um determinado destino.

As startups interessadas devem inscrever seus projetos, de acordo com os termos do edital. O Comitê de Seleção do Desafio irá avaliar as propostas e selecionar até oito startups para participar do pitch day, onde cada uma apresentará suas soluções ao trade de turismo. Após o pitch day, o Comitê escolhe as startups vencedoras para realizar provas de conceito e projetos piloto, além de apresentar sua proposta em eventos e feiras a convite da Embratur.

Confira o cronograma:

14/07: Abertura das inscrições do Desafio do Samba

16/08: Encerramento das inscrições do Desafio do Samba

26/08: Divulgação das selecionadas para pitch day

09 a 13/09: Pitch Day

23/09: Divulgação dos vencedores do desafio