Para as pessoas com deficiência física, o banheiro acessível é um dos pontos mais importantes para se considerar numa viagem ou passeio. Eu costumo dizer que, apesar de não ser a melhor coisa, é possível auxiliar o turista com deficiência em várias barreiras, como, por exemplo, conseguir entrar no estabelecimento com um degrau na porta. Porém o banheiro é um lugar muito íntimo, que a pessoa não quer ajuda de terceiros, e por isso o local precisa ter uma boa acessibilidade.

A falta de acessibilidade no local é motivo de desistência para se hospedar num hotel, comer num restaurante ou visitar um atrativo. Muitos se preocupam também em como utilizar os banheiros dos aviões, que são minúsculos. Há pessoas com deficiência que dependem de cuidadores para realizar suas necessidades fisiológicas, e esta pessoa pode ser do sexo oposto da pessoa com deficiência. Por isso a importância de locais com grande movimento de pessoas, terem banheiros exclusivos unissex, senão seria constrangedor uma cuidadora mulher entrar no banheiro coletivo masculino para ajudar o homem com deficiência, ou ao contrário.

Grandes eventos, muitas vezes oferecem banheiros químicos para suportar a demanda do público, mas a maioria desses equipamentos tem espaço suficiente somente para uma pessoa, o que seria inviável para quem precisa de um cuidador. Mas também já vi bons modelos de banheiros químicos acessíveis, porém foram colocados em locais inacessíveis. No carnaval, várias vezes colocam esses banheiros em cima de calçadas sem rebaixamento de guias, ou com poste e árvores no meio do caminho.

Outro ítem muito importante para pessoas com deficiência física, é a cadeira de banho. Apesar do nome, ela também serve para ser utilizada junto ao vaso sanitário. Há diferentes assentos, banquetas e cadeiras de banho, então isso pode confundir quem não tem experiência. O modelo ideal, é semelhante à uma cadeira de rodas, porém com um assento sanitário, com rodas grandes traseiras para se locomover com independência e braços laterais basculantes ou removíveis. Se tiver braços de apoio fixos, isso acaba virando um obstáculo para quem precisa se transferir para a cadeira de banho. Esse modelo consegue atender a praticamente todas as pessoas, qualquer outro diferente disso, apresenta limitações.

Há vários outros itens que compõem a acessibilidade em um banheiro, é um ambiente complexo e ao mesmo tempo bastante necessário. Portas, lavabos, torneiras, vasos sanitários, chuveiros, descargas, barras de apoio, saboneteiras, espelhos são só alguns dos vários itens que podem ter modelos específicos para acessibilidade, mas a posição deles também é tão importante quanto. Então o meu conselho é que para adaptar seu banheiro, isso seja feito com a orientação de um profissional experiente, não que só conheça as normas de acessibilidade, mas que conheça os hábitos, necessidades e preferências das pessoas com deficiência.