A Meliá Hotels International acaba de anunciar grandes mudanças em seu plano estratégico de crescimento no Brasil e a nível global. Durante evento realizado no Meliá Jardim Europa, em São Paulo (SP), na última terça-feira (16), a rede hoteleira espanhola revelou a entrada de cinco marcas no modelo de franquias. Entre elas, o Affiliated by Meliá, Innside by Meliá, Sol by Meliá, Meliá Hotels & Resorts e The Meliá Collection.

Até então, a Meliá era conhecida por sempre gerenciar seus próprios empreendimentos e de outros investidores. Entretanto, Victor Donmez, diretor da Meliá Hotels International para a América Latina, explica que a rede acabou identificando uma grande oportunidade de negócios, em especial no mercado nacional. No formato de franquia, os hoteleiros interessados podem se afiliar e contar com a expertise comercial, distribuição e suporte de uma cadeia hoteleira internacional.

“Para atingir o crescimento desejado, entendemos que este é o melhor momento para entrar no segmento de franquias, que deve ampliar nossa velocidade de expansão”, explica o executivo. “Além da marca, o modelo garante canal de distribuição, vendas e marketing ao hoteleiro, sem que ele abra mão de administrar seu negócio. Esse é o desejo de grande parte dos proprietários de hotéis independentes, familiares e regionais, que predominam no cenário hoteleiro nacional. Por este motivo, criamos um departamento de expansão totalmente dedicado ao mercado brasileiro e estamos incorporando mais profissionais locais”, revela.

Mercado Brasileiro

Gerenciando mais de 3,5 mil quartos no Brasil, a Meliá também está mirando sua expansão em outras capitais, como Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Fortaleza (CE), além de grandes destinos turísticos como Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Porto de Galinhas (PE). Donmez adianta ainda que há conversas avançadas, ainda que não confirmadas, sobre futuras franquias em Manaus, Recife, Florianópolis (SC), São Paulo e Campinas (SP).

No Brasil, a rede opera apenas com as marcas Meliá Hotels & Resorts, Innside by Meliá e Affiliated by Meliá, que em função de suas particularidades conta com maior potencial de crescimento no País. Contudo, a rede tem expectativa de trazer novas marcas para o mercado brasileiro, como o Gran Meliá e o ME by Meliá. Ambas as marcas não foram integradas no plano de expansão por meio de franquias, pois, segundo Donmez, elas dispõem das unidades mais “únicas” da empresa.

O otimismo em relação aos planos de expansão reflete nos recentes resultados da marca a nível global. Em 2023, as receitas consolidadas chegaram a 1,9 bilhões de euros, crescendo 14,2% frente ao ano anterior. Já o RevPar consolidado global aumentou em 17,3%, atribuído principalmente à melhora da tarifa média. Com isso, a empresa também registrou um Ebitda de 486,5 milhões de euros (16,2% acima de 2022) e lucro líquito de 117,7 milhões de euros. A empresa destaca ainda que 46% das vendas são derivadas de canais diretos da rede.

Modernização

Além de expandir o portfólio, é fundamental aprimorar o que parece garantido. Essa é a mensagem deixada pelo Meliá no evento em que revelou as grandes novidades. Na ocasião, que comemorava a “reinauguração” do Meliá Jardim Europa, os executivos divulgaram que a rede, em conjunto com seus investidores, aportou mais de R$ 100 milhões na atualização dos empreendimentos brasileiros desde 2020.

“Aproveitamos a pandemia, quando a ocupação estava baixa, em um primeiro momento através de fundos próprios de Meliá Hotels Internacional, para iniciar algumas obras, renovar e modernizar nossos hotéis”, comenta Donmez. O montante foi destinado para 12 hotéis do Meliá no Brasil, entre eles o Meliá Jardim Europa, Innside by Meliá São Paulo Iguatemi e Innside by Meliá São Paulo Itaim — que foram totalmente repaginados, desde a recepção, lobby e restaurantes até salas de eventos, cobertura e os apartamentos.

A empresa também está focando em serviços de luxo, especialmente no The Level. A categoria oferece aos hóspedes vantagens exclusivas, como acesso ao The Level Lounge, um espaço elegante para check-in/check-out rápido, reuniões, café da manhã e happy hour diário.

Confira fotos do evento de “reinauguração” do Meliá Jardim Europa:

  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil
  • Meliá Brasil

Fotos: Gregory Grigoragi (Brasilturis)