O esporte é a paixão de diversos viajantes, que preparam as malas para acompanhar o time do coração em suas vitórias. Neste ano, o mercado se agita, principalmente com o início dos Jogos Olímpicos, que, neste ano, ocorrerão na França.
O setor de esporte movimenta cifras altíssimas em todo o mundo. De acordo com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a indústria esportiva – incluindo as mais diferentes modalidades, indo do futebol ao tênis – gera em torno de US$ 1 trilhão.
O futebol é um dos queridinhos dos brasileiros. Os torcedores fiéis vão longe quando o assunto é estar presente em eventos eletrizantes. De acordo com uma pesquisa do Booking na última década, cerca de 65% das pessoas viajaram por conta de eventos esportivos em 2015. No Brasil, 91% dos fanáticos por futebol afirmaram que o apoio ao seu time do coração é o principal fator de influência.
Em âmbito mundial, a pesquisa revela que 98% dos fãs de futebol que viajaram para o esporte atribuem a atmosfera dos eventos como o principal motivo da viagem, enquanto 97% concordam sobre as memórias adquiridas durante esses jogos e competições.
No radar do trade
A Smiles Viagens, operadora de Turismo da Gol, aposta fortemente neste nicho, trazendo pacotes personalizados que vão além dos ingressos, oferecendo experiências mais completas nos destinos dos eventos. Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, Rodrigo Possato, diretor da Smiles Viagens, detalha a estratégia da empresa e suas expectativas para o futuro do segmento de turismo esportivo.
“Ao analisar as tendências de turismo para 2024, percebemos que as pessoas estão cada vez mais interessadas em viagens baseadas em experiências. Elas buscam atividades personalizadas e diferenciadas”, afirma Possato. “Por isso, decidimos investir em pacotes turísticos que incluem ingressos para grandes eventos esportivos. Queremos proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes e oferecer atrações que se destacam no mercado, diversificando as ofertas para atender fãs de diferentes esportes”, explica o executivo.
A resposta do mercado tem sido positiva, visto que a venda dos eventos esportivos tem superado todas as expectativas da Smile Viagens, como a Liga dos Campeões na Europa. “Estamos trazendo novidades para os agentes de viagens, o que tem contribuído para o aumento das vendas. A expectativa é alta, especialmente em relação à Libertadores”, comenta Possato. “Futebol segue como a principal atração para os brasileiros. Afinal, o Brasil é conhecido como o país do futebol, então esse esporte chama muita atenção dos nossos clientes”, salienta o diretor.
Além do futebol, no entanto, a Smiles Viagens também têm relatado crescente interesse de brasileiros em diversos outros esportes, em especial por futebol americano e automobilismo. “Estamos com alta procura para esses esportes, com orçamentos sendo acompanhados para convertemos tudo o que for possível. Para isso, contamos com um time dedicado e especialista para alcançar os resultados que precisamos,” revela Possato. “Fora isso, shows com artistas nacionais e internacionais sempre atraem um grande público”, acrescenta.
Quanto às Olimpíadas de Paris, a Smiles Viagens já está preparada para oferecer uma experiência de usuário que facilite a personalização de uma viagem à capital francesa. “Oferecemos pacotes para Paris através da nossa plataforma ‘Monte sua Viagem’, onde os clientes podem montar pacotes com aéreo, hospedagem, transfer e seguro viagem para o período das Olimpíadas,” detalha Possato.
Possato salienta ainda que a Smiles Viagens está atenta às novas tendências do mercado turístico e esportivo, avaliando novas oportunidades e pacotes alinhados às necessidades dos clientes. “A França, por exemplo, é um destino que sempre está no roteiro de quem quer conhecer a Europa. Acreditamos que, depois das Olimpíadas, a procura deve aumentar bastante e estamos prontos para abraçar essa demanda”, explica.
Por fim, Possato se mostra otimista para o futuro do segmento e reforça o trabalho de sua equipe dedicada em aumentar cada vez mais a prateleira de eventos esportivos disponibilizados pela operadora. “Teremos muitas novidades em breve!”, adianta o diretor da Smiles Viagens.
Crescimento internacional
A National Basketball Association (NBA) tem ganhado cada vez mais admiradores no Brasil, e aqueles que já assistiram de perto a uma partida entendem claramente os motivos desse crescimento. A liga norte-americana de basquete não se limita a simples jogos para os espectadores presentes nas arenas, mas oferece verdadeiros espetáculos que encantam pessoas de todas as idades.
A popularidade crescente da NBA no Brasil reflete também os esforços contínuos da liga para se conectar com os fãs locais, proporcionando experiências memoráveis. O Brazil Night, organizado pelo Orlando Magic em homenagem aos fãs brasileiros, exemplifica isso.
A definição do evento é uma celebração da comunidade brasileira em Orlando e dos muitos brasileiros que visitam a cidade anualmente. O evento anual teve, neste ano, sua segunda edição e contou com a participação da cantora Claudia Leitte em ambas as edições. Além disso, a celebração inclui a presença especial de celebridades brasileiras e oferece pratos típicos do Brasil. Os jogos anuais do Orlando Magic no dia do Brazil Night têm atraído um público lotado, com quase 19 mil fãs, incluindo muitos brasileiros locais e visitantes.
Vale destacar que torcedores brasileiros são a maior base internacional de fãs do Orlando Magic, com mais fãs vindo do Brasil do que de qualquer outro país. Como resultado, o time lançou canais dedicados às redes sociais centrados no Brasil em 2019. Atualmente, a página do Instagram tem mais de 65 mil seguidores, enquanto o perfil no Twitter já registra mais de 37,5 mil seguidores.
“A transmissão dos jogos da NBA no Brasil aumentou muito nos últimos anos, e isso certamente é um fator que aproxima ainda mais o público brasileiro dos jogos do Orlando Magic. Há também a combinação ideal do Orlando Magic ter sua sede no Kia Center, que fica na cidade de Orlando, o destino preferido do turista brasileiro que viaja para os Estados Unidos”, explica Jane Terra, representante do Orlando Magic para o mercado brasileiro.
De acordo com levantamento do Visit Orlando, o Brasil é o terceiro maior mercado internacional emissor de turistas para o destino na Flórida. Em 2023, 696 mil viajantes brasileiros foram para Orlando, o que representa um aumento de 21% em comparação a 2022, quando o destino registrou 575 mil visitantes do Brasil.
Haley Meier, diretora sênior de Turismo e Vendas de Grupos do Orlando Magic, explicou que o time de basquete incluiu viagens anuais para São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades desde 2014 na intenção de estreitar a relação com o público brasileiro. Esses esforços e parcerias estratégicas com as principais operadoras de turismo ajudaram a estabelecer o ingresso para um jogo do Orlando Magic como uma experiência imperdível em qualquer itinerário de Orlando.
“Além de todas essas iniciativas, nós também estamos presentes fazendo uma série de capacitações com as operadoras de turismo e agências de viagens de todo o Brasil. As campanhas de incentivo de vendas também ajudam a consolidar ainda mais a venda de ingressos no Brasil. Os agentes aprenderam a vender os ingressos para os jogos, que são sazonais e acontecem de outubro a abril, como uma maneira de aumentar a lucratividade nas vendas dos pacotes, com a certeza de que a satisfação do cliente é garantida”, acrescentou Terra.
E, como se não bastassem os motivos para assistir às partidas do time, o filho de um brasileiro foi selecionado e irá competir na liga. Tristan da Silva foi selecionado em 18º lugar geral na primeira rodada do sorteio da NBA de 2024, e possui uma impressionante carreira universitária na Universidade do Colorado.“Tristan é um jogador único, excepcionalmente habilidoso e é um dos jogadores de maior QI nesse sorteio”, elogiou Jeff Weltman, presidente de operações de basquete do Orlando Magic. Tristan é natural de Munique, Alemanha, filho de Christine e Valdemar da Silva. Seu pai era boxeador profissional em seu país natal, o Brasil.
Outro esporte em destaque é o beisebol, que está crescendo no Brasil. A seleção brasileira conquistou um feito inédito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, alcançando a medalha de prata. O esporte estará presente nas próximas olimpíadas, e esses fatores aumentam a visibilidade do esporte no Brasil, o que faz crescer a busca pelo esporte.
Pela primeira vez, o icônico time New York Yankees está entrando no mercado brasileiro. A aproximação é realizada pela JTerra Marketing, que representa o time no País. O destino Nova York recebe centenas de milhares de brasileiros todos os anos e isso aponta um grande potencial para incluir a experiência de assistir um jogo de beisebol de um dos maiores times da liga MLB americana nas viagens à cidade.
Brasileiros têm a fama de ser amantes de esportes por natureza, e essa aproximação com a indústria de turismo do Brasil oferece a opção de uma imersão na cultura americana de esporte. “A receptividade das operadoras parceiras é bem grande, já estamos alinhando muitos seminários e capacitações para promover os jogos. Nossas iniciativas são abrangentes e incluem parceria com a Interamerican representante da NYC Tourism + Conventions no Brasil, isso maximiza os esforços, incentivando a venda de ingressos Yankees como mais uma experiência que enriquece a visita a cidade sem onerar muito o valor dos pacotes”, explicou Jane Terra, fundadora do JTerra Marketing.
“Esses esforços demonstram nosso compromisso em proporcionar experiências ainda inexploradas aos viajantes brasileiros e consolidar nossa presença neste mercado dinâmico.” Afirma Kyle Hutchinson, diretor sênior de Vendas de Ingressos, Serviço, Turismo e Estratégias de Negócios no NY Yankees.
Vale destacar que o Brasil é o primeiro mercado que o time busca aproximação nesse formato. “Estamos entusiasmados em levar a emoção do beisebol do New York Yankees aos visitantes brasileiros. O Brasil é um mercado promissor com grande potencial de crescimento,” disse Kyle Hutchinson. “Ao nos associarmos a operadoras de turismo e agentes de viagens brasileiros, visamos proporcionar uma experiência memorável para os turistas brasileiros, permitindo que eles se envolvam na paixão e na tradição do passatempo favorito da América.”
Grandes eventos
Desde sua origem na Grécia Antiga até os megaeventos atuais, os Jogos Olímpicos deixam um legado duradouro em diversas esferas da sociedade. O mesmo vale para a Copa do Mundo da FIFA e outros grandes eventos esportivos, que estão muito longe de serem apenas competições de elite. Tais eventos geram profundos impactos no Turismo, na cultura, na economia e na sociedade dos países-sede, bem como de visitantes e telespectadores de todo mundo.
Do ponto de vista social e cultural, o impacto dos grandes eventos é incalculável e se manifesta de diversas formas. Eles proporcionam um ponto de encontro para troca de culturas e tradições, promovem a diversidade e a inclusão, fomentam o espírito de equipe e a colaboração entre países e povos, além de inspirar novas formas de arte. É possível destacar ainda a capacidade dos eventos de estimular o diálogo intercultural e a união entre nações – ainda que, historicamente, as Olimpíadas tenham sido usadas como demonstração de poder e propaganda ideológica.
Para os países-sede, as transformações provocadas pelos grandes eventos são ainda mais evidentes. Em virtude dos investimentos dedicados à recepção dos visitantes, as cidades-sede encerram os eventos com infraestrutura e mobilidade melhorada, estrutura esportiva ampliada e revitalização urbana, além do aumento do orgulho local. Elementos extremamente vantajosos para o setor de Turismo, visto que preparam terreno para novos eventos e visitantes internacionais.
A chegada massiva de turistas, em especial estrangeiros, também movimenta bilhões de dólares na economia nacional, aumentando a demanda por produtos e serviços nas cidades-sede e arredores. Como resultado, os países-sede costumam registrar alta na geração de empregos, no lucro dos empreendimentos, no desenvolvimento de novos negócios e na atração de investidores. Afinal, sediar a Copa do Mundo ou as Olimpíadas é como tornar-se vitrine para o mundo, na qual os destinos podem mostrar o melhor de sua cultura, belezas naturais e infraestrutura.
Nem tudo é medalha de ouro, no entanto. Muitos críticos salientam que os megaeventos esportivos costumam deixar mais problemas do que soluções para as cidades-sede, como é o caso de Atenas (Grécia) e Montreal (Canadá). Entre as principais questões, está a contração de dívidas bilionárias para execução de obras, cujos benefícios não necessariamente compensam pelos valores investidos. Considerando a movimentação de cifras bilionárias, ocorreram diversos escândalos de corrupção envolvendo os governos dos países-sede e empresas concessionárias.
Além disso, é comum encontrar estádios, estações de trem e equipamentos esportivos abandonados poucos meses após o evento. Outros críticos dos megaeventos destacam ainda que o aumento no fluxo de turistas internacionais em países-sede é passageiro e não costumam implicar em um crescimento do número de visitantes estrangeiros a longo prazo.
Próxima cidade-sede
A cidade de Paris, na França, será a sede das Olimpíadas de 2024, marcando a terceira vez que a cidade recebe o evento. As competições ocorrerão de 24 de julho a 11 de agosto, com a cerimônia de abertura programada para o dia 26 de julho. Durante 19 dias, atletas de todo o mundo disputarão medalhas em várias modalidades esportivas.
As Olimpíadas de 2024 não são uma novidade para Paris, que já sediou os jogos em 1900 e 1924. A escolha da cidade como sede dos jogos de 2024 foi feita em 2017, durante a 130ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizada em Lima, Peru.
Paris, conhecida como a Cidade Luz, é famosa por seus pontos turísticos icônicos, como a Torre Eiffel, que tem mais de 300 metros de altura e ilumina a cidade com suas luzes brilhantes. Durante as Olimpíadas, vários eventos esportivos serão realizados em locais emblemáticos da cidade, proporcionando uma experiência única para atletas e espectadores.
Os Jogos Olímpicos de 2024 contarão com 32 esportes e 48 modalidades, incluindo natação competitiva, artística, maratona aquática, saltos ornamentais, polo aquático, tiro com arco, atletismo, badminton, basquete (incluindo 3×3), boxe, breaking (uma nova modalidade baseada na dança de rua do hip hop), canoagem (velocidade e slalom), ciclismo (BMX freestyle, BMX Racing, estrada e pista), hipismo (adestramento, salto e concurso completo), esgrima, futebol, golfe, ginástica (artística, rítmica e de trampolim), handebol, hóquei, judô, pentatlo moderno, remo, rugby (e rugby sevens), vela, tiro esportivo, skate, escalada esportiva, surfe, tênis, tênis de mesa, taekwondo, triatlo, vôlei (de quadra e de praia), levantamento de peso, e luta (greco-romana e estilo livre).
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 apresentarão algumas inovações. Além do breaking, que fará sua estreia olímpica, outras mudanças incluem a introdução do slalom extremo na canoagem, novas categorias na vela como o windsurf e kitesurf, e reformulações nas competições de escalada esportiva. Haverá também eventos mistos, como na marcha atlética de 35 km e no tiro com arco. O pentatlo moderno será compactado em um percurso de 90 minutos, com rodadas rápidas de esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida.
Os Jogos Olímpicos de 2024 terão como mascotes os barretes frígios, conhecidos como Phryges. Esses gorros, símbolos da liberdade e do regime republicano francês desde a Revolução Francesa de 1789, possuem corpo vermelho e branco, olhos azuis, e braços e pernas, representando a luta pela liberdade e os valores republicanos.
Após Paris, Los Angeles, nos Estados Unidos, sediará os Jogos Olímpicos de 2028, repetindo as edições de 1932 e 1984. Em 2032, os jogos foram realizados em Brisbane, Austrália, marcando a terceira vez que o país recebe as Olimpíadas, após Melbourne (1956) e Sydney (2000).
Destino preparado
Paris está se preparando e promete atrair turistas de todo o mundo, especialmente do Brasil. A capital francesa, que será palco das Olimpíadas de 2024, promete realizar um evento completamente inovador. Caroline Putnoki, diretora do Atout France no Brasil e América do Sul, compartilhou suas expectativas e detalhes em uma entrevista recente feita pelo Brasilturis Jornal, destacando a importância do evento para o turismo e a visibilidade da França.
“A realização das Olimpíadas em Paris será uma vitrine excepcional para a França. É uma oportunidade única para o país mostrar o que tem de melhor em um cenário extraordinário, unindo cultura e esporte”, afirmou Caroline. Ela destacou que, embora Paris já tenha sediado as Olimpíadas anteriormente, a edição de 2024 será marcada por sua singularidade, com competições acontecendo em pontos emblemáticos da cidade.
Os visitantes poderão assistir a eventos como o beach volley aos pés da Torre Eiffel, tiro ao alvo na Esplanada dos Inválidos e competições de hipismo no Château de Versailles. “É uma experiência inédita que alia os pontos turísticos mais famosos de Paris com a emoção dos jogos”, disse Caroline.
Outro destaque será a cerimônia de abertura, que acontecerá no rio Sena, uma inovação que promete encantar os espectadores ao levar o evento para fora dos estádios tradicionais. Além disso, a maratona terá um percurso que começa na Prefeitura de Paris, atravessa a cidade e termina novamente na Esplanada dos Inválidos, oferecendo um cenário espetacular para os corredores e espectadores.
Caroline também mencionou a parceria entre a Secretaria de Turismo, a Gol e a Air France, que resultou na criação de um novo voo entre Salvador (Bahia) e Paris, reforçando a conexão entre o Brasil e a França. “Essa iniciativa visa transformar Salvador em um dos principais pontos de entrada para turistas europeus, facilitando ainda mais a chegada de visitantes brasileiros para as Olimpíadas”, explicou.
Os brasileiros estão entre as cinco nacionalidades que mais visitaram Paris durante os jogos, e a expectativa é que o número de turistas do Brasil aumente em pelo menos 10% durante o período das Olimpíadas. “Os brasileiros têm um papel importante nesse evento, e estamos preparados para recebê-los com toda a hospitalidade e encanto que Paris pode oferecer”, comentou Caroline.
Para aqueles interessados em assistir às competições, Caroline orientou que as entradas podem ser adquiridas através do site oficial Paris2024.org, onde os visitantes podem selecionar as competições de seu interesse e garantir seus ingressos.
Caroline finalizou revelando que 2025 também será um ano especial para a França e o Brasil, com a realização das “Temporadas Cruzadas”. O primeiro semestre será dedicado ao Brasil na França, e o segundo semestre à França no Brasil, fortalecendo ainda mais os laços culturais entre os dois países.
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