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Museu do Futebol bate recorde com 18,4 mil visitantes no fim de semana de reabertura

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Foto: Divulgação

Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, reabriu ao público na sexta-feira (12) e, até domingo (14), registrou 18,4 mil visitantes, um recorde segundo relatórios de bilheteria do próprio Museu. Para se ter uma ideia do movimento, o volume é 3,6 vezes maior (265%) do que o registrado nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2023, quando foram recebidas cinco mil pessoas no local. Vale reforçar que todas as terças-feiras o Museu do Futebol tem entrada gratuita. As informações sobre ingressos e agendamento de visitas podem ser consultadas em www.museudofutebol.org.br

Mais moderno e interativo, o novo Museu do Futebol funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até 17h. Entre as muitas novidades, merece destaque o trabalho de pesquisa que incorporou à experiência da visita diversas transformações do futebol e da sociedade ocorridas desde a sua inauguração, há 16 anos. Algumas das salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. Novas instalações também passaram a ocupar os seis mil metros quadrados do Museu.

O projeto contemplou recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis e inserção de mais conteúdos em Libras. A partir da reformulação, o Museu abriu mais espaço para o futebol feminino e para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais. Trata-se da maior atualização já realizada pelo Museu desde a abertura, em 2008. A curadoria ficou por conta de Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A direção artística e o projeto expográfico são assinados por Daniela Thomas e Felipe Tassara e a comunicação visual é de Jair de Souza.

O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo; e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema – todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

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