A Convenção Anual da Blue Tree Hotels, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de julho, no Blue Tree Premium Morumbi, em São Paulo (SP), teve uma robusta programação sob o tema “Onde a excelência, inovação e resultado se encontram” e contou com mais de 120 participantes. Foram três dias de novidades como a Musashi, inteligência artificial exclusiva da rede, palestra com a atriz Denise Fraga, debates de sustentabilidade, arquitetura e  inovação.

O primeiro dia teve conteúdos sobre o DNA da empresa de bem-receber, bem-servir, bem-cuidar; palestras sobre projetos, liderança, arquitetura, saúde mental e mudanças do mercado, além da apresentação de cases dos hotéis. Já o segundo dia foi repleto de apresentações sobre teambuilding, divisão de áreas, operações, vendas e controladoria, além de uma premiação especial para as unidades e colaboradores que se destacaram em 2023. No terceiro e último dia, estiveram no centro dos debates temas como Environmental, Social, and Governance (ESG), Inteligência Artificial e projetos de eventos e serviços exclusivos.

“Essa ação é um marco para celebrar nossas conquistas, refletir sobre os desafios superados e, principalmente, planejar o futuro. Quero expressar minha profunda gratidão a cada colaborador e parceiro que faz parte da nossa jornada. A excelência em hospitalidade é a nossa missão, e juntos continuaremos a inovar e proporcionar experiências inesquecíveis aos hóspedes. Aproveitamos esse encontro para fortalecer os laços e compartilhar conhecimentos, sempre com o objetivo de alcançar novos patamares de sucesso”, ressaltou Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.

Andrezza Olkawa, palestrante, trouxe conceitos do ESG com destaque para cada sigla como o “E” com insights com ações de controle e redução da emissão de gases de efeito estufa; gestão de resíduos, água e efluentes; consumo de energia; impactos na biodiversidade; prevenção da poluição; matérias-primas de produtos e serviços que podem ser reutilizados; além da avaliação ambiental de fornecedores.

Em relação ao “S”, a profissional apresentou insights sobre diversidade, equidade e inclusão; saúde e segurança dos serviços; prevenção do assédio; treinamento e capacitação; relacionamento com as comunidades locais; direitos do consumidor; e avaliação social de fornecedores. Já para o “G”, ela abordou o combate à corrupção; concorrência justa; privacidade e proteção de dados; implicações econômicas decorrentes de mudanças climáticas; e apoio às causas públicas.

Durante o evento, foram ressaltadas as ações que a Blue Tree Hotels aplica no seu dia a dia. A marca utiliza como lema o “Mottainai”, que significa evitar desperdício de recursos, tempo e vida. “O objetivo foi propor que cada colaborador seja aquele vagalume que pisca e que atrai outros para emitirem luz. Vocês têm o desafio de levar essa iluminação para dentro da equipe, mostrar que é possível fazer a diferença!”, comentou Andrezza.

A apresentação sobre as inovações da Blue Tree Hotels contou com a participação de Euler Cabral, responsável pela área de TI da empresa; Guilherme Louback, Business Engagement Manager; Juliana Corredato, gerente geral de Revenue Management; e Felipe Nashimura, diretor geral da rede.

“A Blue Tree tem como objetivo sempre buscar a excelência em sua operação. E a automatização das operações é uma realidade, porém não podemos deixar de lado o fator humano. Por mais que a proposta traga um aspecto de otimizar etapas, procuramos alinhar a tecnologia com o ganho de experiências de nossos clientes, transformando o tempo ganho (burocrático) em atendimento personalizado”, disse Cabral.

Os profissionais também mostraram os projetos em andamento como as evoluções na plataforma web check-in; extrato de contas com o hóspede In Stay e o Express Check-out com essas facilidades os clientes garantem a otimização do tempo; automação com lançamentos de pedidos via dispositivos móveis / pulseiras NFC, envios de solicitações diretas para linha de operação; e o projeto “Minha Governança” que propõe a rapidez operacional para liberação de quartos via dispositivos móveis com integração direta ao sistema.

A linha do tempo das inovações foi outro assunto em evidência. Em 2020, a equipe de tecnologia promoveu uma reformulação da gestão para a retomada das operações hoteleiras durante a pandemia. Já em 2021 contou com a primeira onda de implementação da ferramenta de Business Intelligence (BI) com redução no tempo de análise, automatização na coleta e confiabilidade de dados; em 2022 teve o desdobramento da gestão comercial em GC1 (resultados hotéis) e GC2 (resultados executivos de vendas) com a remodelagem e revitalização dos relatórios do Power BI, além da revisão de grupos e eventos. Em 2023 houve a consolidação do modelo implementado no ano anterior com melhoria e revisões contínuas. No primeiro semestre de 2024 teve a capacitação aprofundada na Academia de Excelência, desdobrada por relatório e navegação por tela, mitigando dúvidas do usuário final.

Durante o encontro, a rede anunciou o projeto “Musashi”, uma Inteligência Artificial personalizada para a gestão comercial da marca. O programa é uma assistente virtual exclusiva para a equipe da Blue Tree Hotels. “A implementação da IA não significa a falta de contato humano, muito pelo contrário. Tudo que a gente publica, posta, escreve, filma, comenta é consumido. Então, a IA não cria conexões, mas percebe padrões, comportamento, tons, palavras, costumes, e a partir daí podemos criar relações muito mais velozes”, complementou Louback.

A rede também apresentou as inovações do Revenue Management (RM) com métodos de gestão para otimizar tempo e custos, análise de market share e margem por apartamento.

Outras novidades

Na palestra sobre eventos e serviços exclusivos, Claudia Candido, diretora de hospitalidade regional, e Heloísa Marcon, gerente geral do Blue Tree Premium Paulista, trouxeram propostas para modernizar a linguagem de comunicação com clientes alinhados à tendência do novo luxo, priorizando o bem-estar, conexões humanas, acolhimento, autenticidade e sustentabilidade. Elas apresentaram exemplos como alimentos saborosos e saudáveis, bebidas sofisticadas, concierge on-line com dicas do entorno, além de itens de serviço elegantes, temáticos e personalizados.

Erilton Júnior, diretor de marketing, e Natalia Gaban, supervisora de operações, mostraram as atualizações dos processos com atendimento personalizado. O objetivo das ações é oferecer atendimento e experiências surpreendentes aos participantes, para destacar  a rede como a melhor operadora de eventos do mercado, que supera as expectativas e transforma cada evento em realização memorável e diferenciado.

A convenção mostrou ainda insights para os gerentes, como um guest relation em eventos pode promover atividades únicas com recepção calorosa e com suporte contínuo; além de foyer de eventos com atrativos personalizados; e serviços adicionais desde filmagem, fotografia, massagem, estacionamento, catálogos de benefícios.

O lançamento de produtos VIPs chamou a atenção do público presente. Entre as novidades apresentadas estão “Seleção de Sabores”, um cardápio com experiência gastronômicas personalizadas; “Facilita Blue” com kits de escritório completos nas salas de eventos; “Liberte seu pensamento” com brinquedos sensoriais que reduzem estresse e ansiedade para incentivar um ambiente criativo, produtivo e saudável; “Sons que inspiram” com Alexa para auxiliar na gestão das reuniões, respondendo dúvidas instantaneamente; “Aroma Motivador” com um aroma envolvente e sofisticado para criar uma atmosfera agradável com notas de gengibre; “Renove suas energias” com serviços personalizados para pós-almoço com cafés e chás especiais; “Tradição” com o presente de um bonsai que evoca serenidade e harmonia; e a “Sala Sensações” com todos esses serviços juntos.

A atriz Denise Fraga encerrou a convenção com sua palestra “Conexões em Tempos Digitais” que trouxe a reflexão sobre o poder da gentileza, síndrome coletiva da falta de paciência e ansiedade que os tempos digitais impuseram na vida das pessoas, mudanças da sociedade, e a necessidade de desconectar as pessoas para vivenciarem o mundo offline e interagirem de maneira saudável. O objetivo foi relembrar o público quem cada pessoa realmente é neste “ciclone de desumanização”. Outra perspectiva importante que a atriz mostrou foi a questão da importância de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança, principalmente em um país multiracial.

O evento contou com a R1 Produções como patrocinador master, além de marcas como Contato Impresso Cards,  como parceiro Gold, e o apoio do Blue Tree Transatlântico Convention Center, Noah Gastronomia,  Business Factory, Colortel, First Group, Harus, LGM, Prime Geradores, Tork, Scenty e Shift.