O que se espera ao participar de um evento corporativo? Pesquisas recentes indicam que, além de fazer networking, muitos profissionais buscam informações inéditas e experiências impactantes que proporcionem insights relevantes e sejam até mesmo um ‘divisor de águas’ em sua trajetória profissional. De acordo com dados divulgados pela Octadesk e Opinion Box, 67% dos consumidores consideram o atendimento personalizado como o principal fator para comprar, e isso acontece também no mundo dos eventos, onde as pessoas buscam uma experiência personalizada.

De olho nessa tendência, cada vez mais eventos corporativos de empresas dos mais diversos setores estão sendo formatados para oferecer experiências únicas e inesquecíveis. Essa mudança de enfoque visa não apenas encantar os participantes, mas também engajar e conectar melhor empresas e seus públicos, criando momentos que vão além do simples networking.

“Empresas estão investindo em eventos imersivos que incorporam tecnologia, atividades interativas e ambientes cuidadosamente projetados para proporcionar uma vivência diferenciada, o que se torna uma experiência exclusiva”, explica Vanessa Chiarelli Schabbel, especialista em eventos e diretora executiva da Bop Comunicação Integrada.

“Muitos eventos corporativos também têm sido organizados em resorts ou até mesmo em pontos turísticos, que cada vez mais vêm sendo preparados para oferecer uma infraestrutura completa, unindo trabalho e lazer, e são cada vez mais procurados pelas empresas com este propósito. O Cristo Redentor, por exemplo, cartão postal do Rio de Janeiro e ícone do turismo, conhecido mundialmente, vem se especializando cada vez mais como local para abrigar eventos”, comenta Vanessa.

Eventos com recursos tecnológicos e IA

Uma das ferramentas para proporcionar experiências diferenciadas é a utilização de recursos tecnológicos e de Inteligência Artificial. Um exemplo disso é a Human Robotics, startup que cria máquinas personalizáveis, utilizando os chamados Robios Go (robôs de atendimento) para serem recepcionistas em seus eventos. Eles são capazes de interagir por meio de comandos de voz, responder a perguntas e fornecer orientações sobre o evento, palestras, workshops e demais atividades, garantindo que os visitantes estejam informados e engajados.

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) são outras tendências, com recursos do gênero cada vez mais empregados em eventos. “Hoje, já é possível reproduzir em eventos situações muito próximas das reais, para públicos bastante específicos. Pensando, por exemplo, em um congresso voltado para médicos, utilizando RV e RA, demonstrar em tempo real técnicas adotadas em cirurgias, o que é atrativo e muito relevante para o público em questão”, exemplifica Vanessa.

Os eventos de experiência exclusiva não apenas atraem mais participantes, mas também fortalecem o engajamento à marca. “Ao oferecer uma experiência única, as empresas conseguem criar uma conexão emocional com seu público, o que pode resultar em parcerias mais sólidas e duradouras”, explica a especialista.

“Além disso, esses eventos promovem uma maior interação entre os participantes, facilitando a troca de ideias e a criação de redes de contato mais fortes”, complementa Vanessa. “Ambientes interativos e dinâmicos estimulam a colaboração e a inovação, elementos essenciais para o crescimento e a competitividade no mercado atual”, avalia a diretora-executiva da Bop.

Com a demanda crescente por experiências únicas, as empresas que adotarem essas novas práticas estarão sendo pioneiras no mercado, estabelecendo novos padrões de qualidade e inovação. “Eventos corporativos não são mais apenas encontros formais para criação de networking e interação entre funcionários; eles são oportunidades de criar histórias que podem marcar todos os envolvidos”, diz Vanessa.

Na visão de Vanessa, o futuro deste mercado é continuar evoluindo com base na personalização e na integração de tecnologias inovadoras. “Esses elementos não apenas transformam a experiência do participante, mas também ajudam as empresas a alcançarem resultados mais significativos. A capacidade de adaptar-se às expectativas crescentes dos participantes e utilizar tecnologias emergentes será crucial para definir o sucesso dos eventos corporativos”, finaliza a especialista.