Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão celebra sua 54ª edição em 2024, após uma interrupção apenas em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Realizado entre 29 de junho e 28 de julho, o festival abrange apresentações em três locais em Campos do Jordão e dois em São Paulo, incluindo a Sala São Paulo e o Instituto Mackenzie. A organização é da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Neste ano, o festival conta com mais de 60 concertos, todos com entrada gratuita. Em Campos do Jordão, os eventos ocorrem no Auditório Claudio Santoro, no Parque Capivari e na Capela São Pedro Apóstolo, situada no Palácio Boa Vista. Em São Paulo, os concertos são realizados na Sala São Paulo e no Instituto Mackenzie, que além das apresentações, hospeda o Módulo Pedagógico do evento.

O Módulo Pedagógico é uma parte essencial do festival, oferecendo 137 bolsas de estudo integrais para jovens músicos: 119 para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão. Durante o mês, os bolsistas participam de diversas atividades, como Prática de Orquestra, Música de Câmara e Camerata, formando a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach e a Camerata do Festival. Este ano, são duas semanas dedicadas à prática orquestral e duas à música de câmara e antiga, com 65 professores e cerca de 1.200 horas de aula.

Últimos Dias do Festival

Nos últimos dias do festival, de 25 a 28 de julho, as apresentações continuam em destaque:

  • Sala do Coro (25 e 26/jul, 19h): Concertos de sopros e recitais das classes de contrabaixo e percussão.
  • Auditório Claudio Santoro (26/jul, 20h30): Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia.
  • Parque Capivari (27/jul): Orquestra Sinfônica de Guarulhos e São Paulo Big Band.
  • Capela São Pedro Apóstolo (27 e 28/jul): Núcleo de Música Antiga e Camaleon Bassoons.
  • Sala São Paulo (28/jul, 11h): Concerto de encerramento com a Orquestra do Festival, regida por Marcelo Lehninger, com a premiação dos bolsistas destacados.

O Prêmio Eleazar de Carvalho será concedido ao bolsista que mais se destacar, oferecendo uma bolsa de US$ 1.400 mensais para estudos em uma instituição estrangeira. Outros bolsistas poderão receber bolsas na Academia de Música da Osesp.

Desde sua criação em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o principal evento de música clássica da América Latina, combinando uma programação artística robusta com atividades pedagógicas de alta qualidade.

A 54ª edição é patrocinada por Sabesp e Itaú, com apoio de Kinea Investimentos e Minalba, e apoio institucional do Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Acam Portinari, Parque Capivari e Prefeitura de Campos do Jordão. A realização é da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, com direção geral de Marcelo Lopes e coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon.