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Faturamento do setor corporativo no 1º semestre é afetado por alta do dólar

O setor de viagens corporativas registrou um faturamento de R$ 6,863 bilhões no primeiro semestre deste ano, uma alta de 5% em relação ao mesmo período de 2023 e um aumento significativo de 19% comparado a 2019, quando o faturamento foi de R$ 5,570 bilhões. O desempenho positivo é destacado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) em sua pesquisa mensal que avalia 11 segmentos do setor.

Segundo Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp, o resultado do primeiro semestre poderia ter sido ainda melhor não fosse a instabilidade econômica no país e a alta do dólar nos últimos meses. “A economia está instável e o dólar sofrendo oscilações importantes. Porém, o número de transações, principalmente no segmento aéreo, não deverá ser superior ao período pré-pandemia”, afirma Machado.

Em junho de 2024, o setor faturou R$ 1,146 bilhão, um crescimento de 4,5% em comparação aos R$ 1,096 bilhões do mesmo mês em 2023 e uma alta de 35% em relação aos R$ 848 milhões faturados em junho de 2019. A locação de veículos também mostrou um aumento, faturando R$ 32,798 milhões em comparação aos R$ 30,771 milhões de junho de 2023.

Destaque para o setor rodoviário

O serviço rodoviário foi o grande destaque do primeiro semestre, faturando R$ 27 milhões. Esse valor representa um aumento significativo em comparação aos R$ 4 milhões de 2019 e aos R$ 20 milhões do ano passado. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou e assumiu um espaço importante no nosso setor diante do aumento dos preços das passagens aéreas”, avalia Machado.

No setor aéreo, o faturamento em voos nacionais foi de R$ 447 milhões em junho, de acordo com a Abracorp. A pesquisa mostra uma consolidação das posições entre as companhias aéreas. A Latam lidera com 38% do market share, seguida pela Azul com 31,10% e a Gol com 31%.

Os estudos da Abracorp indicam uma movimentação no mercado de locação de veículos. Em junho, a Localiza perdeu 5% de seu share em diárias, caindo de 74,6% para 66,7%. Por outro lado, a Movida registrou um crescimento de 42%, uma tendência observada nos últimos três meses.

Embora o cenário econômico apresente desafios, o setor de viagens corporativas demonstra resiliência e adaptação, com segmentos como o rodoviário ganhando destaque. O desempenho das companhias aéreas e a movimentação no mercado de locação de veículos são indicadores importantes para o segundo semestre, que ainda é incerto devido às oscilações econômicas.

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