A KLM Royal Dutch Airlines e a ZeroAvia anunciaram uma parceria para realizar um voo de demonstração de emissão zero utilizando os motores hidrogênio-elétricos ZA2000 da ZeroAvia, projetados para turboélices regionais de grande porte. A demonstração está prevista para 2026 e promete revolucionar a aviação sustentável.

Os motores hidrogênio-elétricos ZA2000 utilizam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, que, por sua vez, aciona motores elétricos para girar as hélices da aeronave. A única emissão resultante desse processo é o vapor de água de baixa temperatura. Estudos indicam que essa tecnologia pode reduzir o impacto climático em até 90% em comparação com os voos movidos a querosene.

Como primeiro marco importante, as empresas realizarão uma demonstração inicial de voo de um ponto A a um ponto B entre dois aeroportos em 2026. Além de identificar o par de aeroportos ideal, os fluxos de trabalho imediatos estarão empenhados em obter licenças regulatórias para voar, garantir o fornecimento de combustível de hidrogênio líquido e implementar a infraestrutura de apoio para o abastecimento de aeronaves.

Essa parceria representa um passo significativo rumo à adoção de voos mais ecológicos na frota da KLM, acelerando o desenvolvimento de conceitos operacionais para aeronaves a hidrogênio em toda a União Europeia. A KLM tem o compromisso de ser uma companhia aérea mais sustentável, apoiando tecnologias avançadas como hidrogênio e aviação elétrica para ajudar a descarbonizar o setor de aviação.

As divisões de manutenção da KLM e da Air France já estão colaborando com a ZeroAvia para construir a base de conhecimento necessária para operações de MRO (manutenção, reparo e revisão) eficazes para aeronaves movidas a células de combustível de hidrogênio.

“As maiores companhias aéreas do mundo estão se dedicando a explorar o hidrogênio-elétrico como uma potencial solução cada vez mais séria. Estamos ansiosos para trabalhar com a KLM, uma companhia aérea com uma história tão rica, enquanto buscamos um futuro mais limpo para o setor”, afirmou Sergey Kiselev, diretor de Negócios da ZeroAvia.

Maarten Koopmans, diretor administrativo da KLM Cityhopper, declarou que a KLM busca ser pioneira na jornada rumo a um futuro mais sustentável na aviação. “Por isso, apoiamos e incentivamos ativamente a inovação para impulsionar as mudanças no setor. Quando se trata do futuro dos voos com emissão zero, a KLM apoia diversas tecnologias e inovações simultaneamente. Juntamente com os nossos parceiros do setor, estamos realizando pesquisas sobre voos movidos a eletricidade, hidrogênio e híbridos, e explorando maneiras de acelerar esses avanços.”

Testes anteriores e futuras aplicações

A ZeroAvia já realizou testes intensivos de um protótipo do motor ZA600 a bordo de uma aeronave Dornier 228 no Reino Unido. Além disso, a empresa conduziu testes avançados em solo nos EUA e no Reino Unido para as tecnologias do sistema ZA2000, incluindo tanques criogênicos de hidrogênio líquido (LH2) e sistemas propulsores elétricos e de célula de combustível PEM de alta temperatura. O ZA2000 será compatível com aeronaves turboélice regionais de até 80 assentos, como o ATR72 ou o Dash 8 400.