Com a proximidade da 8ª edição do “Salão do Turismo> Conheça o Brasil”, a Agência de Notícias do Turismo realizou uma entrevista com Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur). O objetivo foi descobrir mais novidades sobre tudo que vai rolar no evento, que é uma das maiores vitrines do Turismo nacional. Serão quatro dias de atividades intensas, entre 8 e 11 de agosto, no Rio Centro, no Rio de Janeiro (RJ).

Dividido por regiões, o Salão do Turismo vai apresentar as principais tendências de Norte a Sul do país, além de movimentar todo o setor. Estarão, ainda, os principais representantes do trade e parceiros importantes do MTur que ajudam a construir o turismo nacional, como Sebrae, Sesc e Senac. Vale dizer que, recentemente, a Fecomércio RJ recebeu Celso Sabino, ministro do Turismo, para discutir Salão do Turismo.

Confira a entrevista com Zuanazzi na íntegra:

 

Agência de Notícias do Turismo: Secretário, conta para gente qual é a expectativa dessa 8ª edição do Salão do Turismo?

Milton Zuanazzi: A expectativa é muito positiva. Eu digo sempre que o Salão tem três coisas importantes que o fundamentam! Primeiro: é a mobilização do Brasil. O Brasil inteiro pode ver, em um único local, os mais variados produtos e destinos turísticos que nós temos no país e esta mobilização é excelente.

Segundo: o Salão tem que ser atrativo, tem que ser bonito e tem que ter a diversidade que ele representa.

E terceiro: o público tem que vir. Aí agora é a nossa fase de mobilizar o público carioca, paulistas, mineiros, capixabas e todo o povo brasileiro que venham ao Rio de Janeiro. Então, a nossa expectativa esta muito positiva para um grande evento.

ANT: O que a gente pode notar de diferença e de inovação do Salão anterior para esta edição?

MZ: O Salão, aqui em Brasília, foi uma espécie de retomada, então, foi feito em um formato bem menor e a mobilização não foi tão intensa quanto este agora. O Brasil todo esteve presente, mas a maioria dos estados trouxeram um ou dois produtos turísticos.

Agora, nós teremos um volume imenso de produtos turísticos, algo extremamente rico. Então, de fato, nós teremos uma edição bem maior e superior ao último.

ANT: A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida, pela primeira vez, para sediar este grande evento. Tem algum motivo especial?

MZ: A nossa ideia é fazer um evento circular, que esteja presente nos nossos principais destinos turísticos.

O Rio é o segundo maior emissor do país e, inegavelmente, é uma cidade com uma vocação para o turismo importantíssima, por isso, sediar o Salão na capital carioca faz todo o sentido para divulgarmos tudo que o Brasil tem a oferecer em produtos turísticos.

Eu creio também que para os cariocas será um grande momento de conhecer coisas do Brasil, que talvez eles não saibam que existam.

ANT: Temos já alguma expectativa de público para o 8º Salão do Turismo?

MZ: É sempre muito difícil estimar um público, mas a gente trabalha com a ideia de levar 100 mil pessoas no Salão do Rio de Janeiro para conhecer um pouco mais do Brasil e ver o esforço que este país está fazendo para que o turismo nacional seja forte, pujante e qualificado.

O Salão é muito marcado pelas apresentações culturais. O que a gente pode esperar para este ano?

Bom, o que posso garantir é que teremos uma intensa programação cultural. Teremos quatro shows nacionais, além de várias apresentações que os estados e outros parceiros estão trazendo para encantar o público e mostrar toda nossa diversidade e riqueza cultural, que, sem dúvida, faz parte dos atrativos e dos produtos turísticos que temos espalhados pelo Brasil.

ANT: O Salão é essa vitrine para o turismo nacional. Como você avalia que ele ajuda o setor para impulsionar o turismo nacional?

MZ: O trade precisa de produtos turísticos. Sem produto ele não tem o que vender. Então, é muito importante que você tenha no país um esforço de formatação, de desenvolvimento, de qualificação de novos produtos para o futuro do próprio trade. Porque, se não o trade vai ficar vendendo a mesma coisa o tempo todo. Então, o Salão é uma espécie de supermercado turístico. Você não pode ir a um supermercado a vida inteira, na mesma gôndola, vender as mesmas coisas. Se você não tiver essa reposição, essa renovação, essa troca, você perde o vigor. O público está atrás de novidades, por isso, ele é algo tão importante para apresentar todas essas novidades e atrair as pessoas para consumirem esses destinos e esses produtos turísticos, e o Salão, ele aproxima esse ambiente comercial e faz com que as pessoas de todos os lugares se reúnam com aqueles que vendem o Brasil, inclusive, no exterior.

ANT: Quais temas serão prioritários nas discussões deste ano no Salão?

MZ: A gente sempre deixa as temáticas para os estados e para as instâncias de governança definirem. O Salão é um movimento onde as 323 instâncias de governança regional espalhadas pelo Brasil decidem o que querem discutir. Isso é uma política pública de uma grandeza imensa. Eu te diria que eles, a maioria dos estados e dessas regiões turísticas, escolheram essas novas tendências que a gente está sentindo no século XXI. Uma tendência outdoor, uma tendência de coisas na rua, externas. Pode ser no campo, pode ser nas serras, pode ser nas praias, pode ser nas trilhas de longo curso, no ecoturismo, no turismo de aventura, no turismo de base comunitária. Então, é uma escolha vinda do setor.

ANT: No ano passado, o Salão focou muito nas tendências: sol e praia, ecoturismo, enfim, ele foi direcionado nessas linhas. Esse ano vai ter alguma segmentação que mapeará todo o Salão?

MZ: Exato, no ano passado a gente fez um Salão segmentado. Agora, esse ano, nós vamos fazer por região. As cinco regiões brasileiras vão estar, e elas é que segmentarão. Então, vai ter segmentos, sol e praia, ecoturismo, rural, porém dentro das cinco regiões. Mas também teremos uma área de tendências, que lá sim, trabalharemos por áreas temáticas, parques temáticos, designer e turismo, vamos ter também um trabalho forte com pesca esportiva. Vai ter toda uma área de produção associada bem melhor que ano passado, com café, chocolate, vinhos, cachaças, queijos, tudo que a agroindústria familiar brasileira produz. Além disso, a gastronomia típica dos estados e o artesanato local estarão presentes.

ANT: Secretário, o Salão reúne os principais nomes do trade. Quem a gente pode citar que vai estar presente esse ano?

MZ: A gente espera que todo mundo. Primeiro, porque o próprio Conselho Nacional do Turismo tem a representação completa do trade brasileiro, então, com certeza, comparecerão. Então, com certeza, as nossas principais entidades, ABIH, ABAV, Braztoa e tantas outras entidades que nós temos, como parceiros importantes como o Senac, Sebrae, Senac, o Governo do Estado, enfim, estarão lá as aéreas, as transportadoras, as operadoras, as agências, os hotéis, as pousadas, enfim, todos aqueles que compõem o trade turístico brasileiro.

ANT: Este ano, o Salão vai trazer novamente a reunião do Conselho Nacional do Turismo. Quais pautas vão ser prioritárias nas discussões dessa reunião?

MZ: O Conselho Nacional do Turismo vai trazer algumas pautas muito importantes para essa reunião durante o Salão. Uma delas é sobre toda a institucionalização do Conselho, as suas câmaras temáticas, as suas subcâmaras, algumas inclusive já com resultados que provavelmente serão entregues nessa reunião para aprovação. Então, será discutido o ambiente institucional do próprio CNT, da sua funcionalidade futura e de como ele vai ser daqui para frente e quais são os compromissos firmados nele. Além disso, temos a aprovação de algumas demandas já estabelecidas, entre elas, a nova regionalização, que nós estamos chamando de ecossistema de regionalização brasileira. Então, essas são algumas das pautas do Conselho, extremamente significativas, que a gente quer aprovar lá na reunião do sábado.

ANT: Como vai ser o acesso ao Salão? Vai ter que pagar? É gratuito? Vai ter que tirar ingresso? Explica para a gente como vai ser?

MZ: O Salão do Turismo será totalmente gratuito. É uma inscrição no site que nós vamos liberar em breve. Aí, a pessoa se inscreve e terá acesso a toda a programação do evento.