A qualidade de vida e o tempo livre têm impulsionado cada vez mais idosos a viajarem pelo Brasil e pelo mundo. De acordo com a Agência de Notícias do Turismo, pessoas com 60 anos ou mais representam cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a população mundial com 60 anos ou mais ultrapassará 1,4 bilhão em 2030, alcançando 2,1 bilhões até 2050. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2050, 29,3% da população será composta por idosos, totalizando 66,5 milhões de pessoas.

Com esse aumento significativo de idosos no turismo, a contratação de um seguro-viagem que cubra todas as suas necessidades torna-se cada vez mais essencial. Dados da Hero Seguros, insurtech referência no setor de seguro-viagem no país, mostram que cerca de 10% dos clientes que contratam seguro-viagem têm 60 anos ou mais. Desses, 48% adquirem proteções e benefícios para viagens dentro do Brasil, enquanto 24% viajam para a Europa e 6% para os Estados Unidos.

Guilherme Wroclawski, Co-CEO e cofundador da Hero Seguros, destaca que a participação crescente dos idosos no turismo é um reflexo de uma vida mais ativa e saudável. “Com o avanço da medicina e da tecnologia, vemos que as pessoas acima de 60+ alcançam essa idade com mais qualidade de vida e saúde, podendo aproveitar para viajar e explorar o mundo com mais vigor e entusiasmo. Isso demonstra não apenas uma melhor qualidade de vida, mas também um aumento significativo no turismo pensado para a 3ª idade. Os viajantes com 60 anos ou mais, geralmente aposentados e pensionistas, têm tempo e dinheiro disponíveis. Como são financeiramente independentes, não precisam viajar apenas em feriados ou alta temporada.”, comenta Guilherme.

Além disso, a expectativa de vida dos brasileiros já chega a 75,8 anos, segundo o IBGE, e o poder aquisitivo dos idosos é significativo. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que os idosos representam mais de 17% entre os mais ricos do país.

A crescente importância da população idosa no contexto social, econômico e cultural do Brasil é evidenciada em eventos como o Dia dos Avós. Celebrada desde 1998, essa data foi promovida pela ONG Mensageiros da Paz e adotada mundialmente para homenagear as contribuições dos mais velhos na formação das futuras gerações.

“O aumento na atividade turística entre os idosos também reflete essa valorização. Na Hero, incentivamos o turismo para esse público sem restrições de contratação, aceitando pessoas de até 99 anos, com várias opções e sem redução de cobertura. A tendência é que eles criem um mercado cada vez mais forte, exigindo soluções de seguro-viagem robustas que garantam segurança e tranquilidade para os viajantes idosos”, finaliza Guilherme.