A SITA, líder global em soluções tecnológicas para a indústria de transporte aéreo, anunciou a implementação bem-sucedida das unidades Swift Drop Self-Bag Drop (SBD) na nova área da Alaska Airlines no Terminal 1, Harvey Milk, do Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO). Esta inovação representa um marco significativo na tecnologia de processamento de passageiros, melhorando a experiência no aeroporto para milhões de viajantes.

Após um projeto de realocação de dois anos da Alaska Airlines do Terminal 2 para o novo Terminal 1, a nova tecnologia suportará o processamento de passageiros no SFO e marcará a implementação do primeiro sistema de autoatendimento de bagagem em conformidade com a ADA (Lei dos Americanos com Deficiência). Esta iniciativa estabelece um novo padrão de acessibilidade na tecnologia aeroportuária.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Hensel Phelps neste projeto inovador no SFO”, afirmou Shawn Gregor, Presidente das Américas da SITA. “Nosso Swift Drop, desenvolvido em colaboração com o Alstef Group, representa a próxima fase da evolução tecnológica para aeroportos, oferecendo uma solução eficiente, acessível e fácil de operar para o manuseio de bagagens. Este projeto não apenas aumenta a capacidade, mas também estabelece um novo padrão de compatibilidade com a ADA no mercado dos EUA”.

A solução Swift Drop da SITA foi projetada para suportar o crescente volume de passageiros, garantindo um processamento de bagagens eficiente no SFO. O Terminal 1 agora conta com mais portões e 24 novas posições de terminais, incluindo 25 unidades Swift Drop, com 15 unidades padrão e 10 unidades híbridas (SBD + CUPPS). Cada unidade utiliza um sistema de câmera digital 3D para garantir uma alta taxa de leitura na primeira tentativa de 95%, processando cada mala em menos de 15 segundos.

“Estamos orgulhosos de ser o primeiro aeroporto nos EUA a lançar a tecnologia SITA Swift Drop”, disse Ivar C. Satero, diretor do aeroporto SFO. “Como um aeroporto que atende a uma região de inovação, nossos clientes esperam ver soluções avançadas que tornem as viagens aéreas mais fáceis e eficientes. Somos gratos a toda a equipe que tornou possível essa experiência extraordinária”.

O projeto em conformidade com a ADA garante que a tecnologia seja acessível a todos os passageiros, proporcionando uma experiência consistente e contínua durante toda a jornada no aeroporto. O design permite que os viajantes depositem facilmente suas malas nas unidades, com o mínimo de esforço necessário para levantar e manusear.

“Por meio de nossa parceria com a SITA, podemos oferecer aos nossos passageiros as primeiras unidades automatizadas de despacho de bagagem na SFO. As contribuições da empresa foram fundamentais para que o lançamento das nossas operações no Terminal 1, Harvey Milk, fosse um sucesso; estamos entusiasmados em oferecer aos nossos passageiros uma tecnologia inovadora que agiliza o processo de check-in e reduz o congestionamento em nossos saguões”, concluiu Rick Hines, diretor administrativo de operações da Alaska Airlines.