Na noite deste sexta-feira (02), Bárbara Braga, secretária de Turismo do estado de Alagoas, marcou presença no coquetel de boas-vindas da VP Experience 2024, realizado no Jatiúca Hotel & Resorts, em Maceió (AL). Durante os discursos de abertura do evento, a líder da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur-AL) antecipou alguns dos principais dados sobre o destino durante o primeiro semestre deste ano.

Após agradecer a realização do VP Experience 2024 no estado e reiterar a importância de eventos como esse para movimentar o setor, Bárbara destacou a importância de Maceió para o Turismo do estado. “Para nós, o Turismo é uma forma fundamental de desenvolvimento econômico e transformação social. Nossa capital é um destino turístico por excelência, com sete regiões turísticas repletas de produtos que vão muito além de sol e mar”, começou.

Nos últimos anos, Alagoas tem se tornado cada vez mais competitiva no cenário turístico brasileiro, especialmente com a melhoria da malha aérea, que sempre foi um grande desafio. “Em 2024, registramos um aumento de 11% no desembarque de passageiros no nosso Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e um aumento de 30% no número de voos apenas no mês de julho, números nunca vistos antes em nosso estado”, destacou Bárbara.

Comemorando os resultados exitosos, Bárbara conta que o estado está preparado para receber um fluxo ainda maior de turistas em 2024 e 2025, especialmente com o aumento do número de desembarque de turistas internacionais, que cresceu 42% no primeiro semestre de 2024. “Esses números mostram o potencial do nosso destino e o quanto temos avançado até então”, pontuou Bárbara.

“No ano passado, quando anunciamos que o evento VP Experience deste ano seria em Alagoas, foi com muita comemoração, pois sabemos que a melhor forma de promover um destino é trazer vocês aqui para vivenciarem nossa realidade. Gostaria de agradecer a toda equipe envolvida, que trabalhou incansavelmente para tornar isso possível”, acrescentou a secretária.

Bárbara destacou ainda que a parceria “pública-pública” e a parceria “pública-privada” foram essenciais para o desenvolvimento do Turismo em Alagoas. “Temos trabalhado bastante para conquistar esses resultados. Hoje, podemos contar com 52 mil leitos no estado, um aumento significativo em comparação com os 19 mil leitos em 2016. Temos 14 novos hotéis em construção e esperamos crescer cada vez mais”, complementa.

Após agradecer aos parceiros culturais que apresentaram no evento, Bárbara salientou os objetivos da pasta adiante. “Estamos empenhados em promover a interiorização e regionalização do nosso destino, aumentando o tempo de permanência dos turistas em nosso estado. Queremos mostrar que Alagoas é bonito o ano inteiro”, finaliza.