Na 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que foi realizado em Pedra Azul, no Espírito Santo, entre os dias 8 e 10 de agosto, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marcou presença no Grupo de Trabalho (GT) do Turismo. Na ocasião, os sete estados que fazem parte do consórcio (RS, SC, PR, SP, RJ, MG e ES) trataram dos seguintes temas: observatório do Turismo; malha viária e acesso ao turismo; e Reforma Tributária x formação de Fundo de Reserva para o Turismo.

A contribuição dos estados do Cosud com a integração de indicadores como taxa de ocupação hoteleira e fluxo de visitantes são essenciais para o desenvolvimento da economia do turismo. Assim, os observatórios ajudam na construção de políticas públicas que contribuam para o avanço regional dos mais de 50 setores relacionados à atividade turística.

Com 19 das 20 melhores estradas do país segundo a Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a Setur-SP tem trabalhado em projetos de incentivo ao turismo rodoviário, aéreo e fluvial, estimulando a aviação comercial em aeroportos do interior e da capital, e investindo em estruturas náuticas públicas á beira de rios e represas.

Uma pesquisa realizada após o último encontro do Cosud analisou o impacto da reforma tributária no turismo – e o resultado foi apresentado nesta edição, com debate para avaliar a necessidade de criação de um Fundo de Reserva para o Turismo.

“Estes temas são fundamentais para o desenvolvimento do turismo, e participar do Cosud e das reuniões permite que os estados troquem ideias, experiências, cases de sucesso e se inspirem, gerando novas soluções para o nosso setor”, ressaltou Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.