Nesta terça-feira (13), Toni Sando, presidente do Visite São Paulo ConventionBureau, recebeu Marcelo Freixo, presidente da Embratur, no Sheraton WTC, em São Paulo (SP), para a apresentação da estratégia de divulgação internacional do Brasil. Na ocasião, a agência de promoção turística fez uma série de apresentações de dados e expectativas do Turismo brasileiro, além de novidades desenvolvidas pela empresa.
Após o anúncio do programa de stopover de São Paulo, Freixo abriu com um discurso de unificação de todos os destinos e do trade para fomentar o Turismo nacional. “Apesar das dificuldades, nos encontramos em um momento muito bom, com recuperação e crescimento do setor. No entanto, podemos fazer muito mais juntos. Planejar estratégias para cada mercado e desenvolver o uso das ferramentas da Embratur para a promoção dos destinos. São Paulo tem um papel muito importante nisso”, começa.
Celebrando as recentes conquistas da Embratur, o presidente da agência destaca que seu papel foi garantir uma equipe técnica com alta capacidade de diálogo com todos os agentes do setor. “O meu objetivo é trazer o Turismo para o espaço político, ressaltar o setor como uma ferramenta essencial para a geração de emprego, renda e desenvolvimento social como um todo. Não podemos ter medo da política, quem a nega, não participa e aceita a derrota”, continua Freixo, que salientou a importância do setor durante a visita oficial do Presidente Lula ao Chile.
Para isso, contudo, Freixo afirma que o setor não pode trabalhar de forma conjunta apenas em momentos de crise, mas sempre com planejamento a longo prazo. “É uma relação ganha-ganha se todas as entidades, empresas e destinos atuarem unidos, pensando onde queremos chegar. Tenho até 2026 para terminar de construir essa relação com todo o trade e promover o Brasil que queremos viver, um país mais fortalecido, democrático, rentável, seguro e responsável”, completa.
Dados e novidades
Logo em seguida, Bruno Reis, novo diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, apresentou alguns dos dados mais importantes conquistados pelo Turismo nacional nos últimos semestres. Entre eles, as mais de 3,5 milhões de chegadas de turistas internacionais de janeiro a junho de 2024, crescimento de 21% frente ao número registrado em 2023. O resultado reflete na marca de R$ 20,9 bilhões em gastos de turistas internacionais no primeiro semestre.
Reis ainda destacou algumas mudanças na análise dos dados, especialmente em relação ao market share. “Não podemos dar atenção apenas ao que o turista faz aqui em nossos destinos, mas avaliar o que ele fez em outro país, ou seja, entender o porque de termos perdido esse turista em potencial e o que podemos fazer adiante”, explica.
O diretor ainda destrinchou o trabalho promocional da Embratur, incluindo os três níveis de atuação da agência (mercados consolidados, em crescimento e exploratórios), além das principais estratégias. “Agora, temos o projeto de consolidar uma estratégia por nichos e segmentos até o final do ano. Nosso objetivo é construir, em conjunto com os destinos e o trade, divulgação específica para os segmentos Mice, Lgbt, afroturismo, birdwatching, entre outros”, complementa Reis.
O executivo ainda elencou as grandes campanhas promovidas pela Embratur no ano de 2024, incluindo uma com foco no afroturismo para o mercado estadunidense e outra que unia destinos com esportes para o mercado europeu, durante as Olímpíadas. Sobre os Jogos, inclusive, a agência comemorou o sucesso da Casa Brasil Olimpíadas 2024, que contou com diversas ativações e alta movimentação de turistas.
Nos planos da Embratur há ainda uma lista de roadshows, campanhas cooperadas, participação em feiras internacionais, aumento na conectividade aérea e promoção de eventos. Próximas ações também incluem o Planejamento de Marketing Turístico Internacional e o Visit Brasil Summit 2025.
Fabio Montanheiro, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, também esteve presente e destacou mais algumas informações relevantes para o setor. Entre elas, a expectativa de atingir 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027 e o aumento de 40% nas chegadas de turistas em função de eventos corporativos.
Por fim, Montanheiro ainda ressaltou melhorias na plataforma de dados da Embratur, que agora permite análises mais precisas acerca dos diversos segmentos do setor. A remodelação dos painéis permite filtrar por países, estados, municípios, segmentos e períodos, uma vasta gama de dados elencados por uma variedade de estudos realizados em parceria com a FowardKeys, GlobalData, Anac, entre outras entidades.
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