O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), voltará a operar voos comerciais a partir de 21 de outubro, após um período de interdição devido às enchentes que atingiram a cidade em maio deste ano. Com a retomada, o terminal oferecerá mais de 80 voos diários, conectando a capital gaúcha a diversas cidades brasileiras.

Desde 3 de maio, os pousos e decolagens no aeroporto estavam suspensos, enquanto a concessionária Fraport Brasil realizava um extenso processo de recuperação das áreas afetadas. Com a conclusão da primeira fase, que envolveu a limpeza e avaliação dos danos, e o término previsto para outubro da segunda fase, que abrange a reabilitação da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e o pátio de aeronaves, o Salgado Filho estará pronto para retomar as operações.

A partir de 16 de dezembro, a operação do aeroporto será totalmente restabelecida, com a Gol e a Latam liderando o número de decolagens diárias. A Gol terá 40 voos por dia, enquanto a Latam oferecerá entre 20 e 22 voos diários. Outras companhias aéreas, como Azul, também estão se preparando para restabelecer suas rotas a partir de Porto Alegre, incluindo voos para Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e várias cidades do interior do Rio Grande do Sul.

O Ministério do Turismo tem desempenhado um papel crucial no apoio ao setor após as enchentes, disponibilizando R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para financiar atividades turísticas prejudicadas. Além disso, lançou a campanha “Não Cancele, Reagende!”, incentivando os turistas a reprogramarem suas viagens para o estado, e colaborou com o Ministério de Portos e Aeroportos na criação de uma malha aérea emergencial para atender à demanda da região.