Está aberta a segunda edição do Travel Next Minas, feira de Turismo que ocorre no Expominas, em Belo Horizonte (MG), nos dias 16 e 17 de agosto. O evento espera atrair 5 mil visitantes e 600 marcas expositoras, crescimento expressivo em relação à bem-sucedida primeira edição, que contou com 3,5 mil participantes e 300 marcas. Em entrevista, Rubia Coser, diretora do Travel Next Minas, destacou o público qualificado, o foco em inovações tecnológicas e suas expectativas para o evento.
Além do número de visitantes e marcas, a área do evento cresceu de 2,5 mil para 6,1 mil metros quadrados e o número de operadoras participantes também dobrou na edição de 2024, passando de 11 para 22. “As operadoras âncoras tiveram um papel fundamental na construção de um público qualificado. São agentes selecionados, garantindo a qualidade dos profissionais que estão passando pelo evento, que deve se traduzir em alta geração de negócios, superando os R$ 40 milhões da última edição”, explica Rubia.
A integração da tecnologia foi destaque na feira, com a introdução do Lounge Travel Tech, um espaço de experimentação tecnológica voltado para os agentes de viagens. “Nossa ideia é quebrar esse gelo, essa resistência que muitos ainda têm em relação à tecnologia. Criamos um ambiente onde o agente pode experimentar, brincar, e perceber que não é nada difícil,” explicou Rubia.
Entre as novidades tecnológicas implementadas no Travel Next Minas, está um avatar que interage com os visitantes dos estandes, coletando dados relevantes sobre os agentes de viagens. Além disso, a feira também contou com um sistema de gamificação, desenvolvido por Daniel Turbox, especialista em soluções tecnológicas para o setor de Turismo. O objetivo é engajar os agentes às ofertas dos expositores por meio de prêmios.
A feira também contou com a criação de um espaço dedicado ao luxo, segmentação inédita no evento. “Esse novo espaço é uma resposta ao crescimento do mercado de luxo, que está cada vez mais forte e presente nas demandas dos agentes de viagens.”
Destino Minas Gerais
Rubia também ressaltou a importância da parceria com o estado de Minas Gerais para o sucesso do evento, resultando em uma relação de crescimento mútuo. “O mercado mineiro é um dos mais importantes do País, além do estado ser um hub aéreo estratégico, repleto de história, cultura, gastronomia, diversidade e autenticidade. Contamos ainda com grandes investimentos por parte governo do estado, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MH) e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)”, conta.
Durante o evento, Leônidas José de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, corroborou com a posição de Rubia, reiterando a importância dessa integração para o desenvolvimento do setor turístico do estado. “A transversalidade entre cultura e Turismo é essencial, especialmente em um estado como Minas Gerais, que abriga 62% do patrimônio histórico do Brasil. Nós temos a cozinha como centro, o carnaval como festa e as culturas como elemento de coesão social num mundo que busca a tecnologia, mas que também volta às origens”, afirmou o secretário.
A feira, que teve um crescimento significativo em relação ao ano anterior, reflete a importância do turismo para a economia mineira. Segundo Oliveira, “o turismo é essa indústria capaz de conectar pessoas, corações e lugares, além de ser cada vez mais sustentável.” O secretário também mencionou a relevância do estande de Minas Gerais no evento, que trouxe elementos emblemáticos da cultura local para destacar a rica gastronomia do estado.
De acordo com o secretário, essa conexão entre cultura e Turismo não apenas enriquece a experiência dos visitantes, mas também promove o desenvolvimento econômico. Somente no último ano, segundo Oliveira, o setor foi capaz de gerar mais de 52 mil empregos. “Fora isso, Minas Gerais já se encontra na liderança nacional do Turismo, tendo apresentado percentuais de crescimento muito acima da média do País”, completou.
Para 2025, Rubia adiantou que a expectativa é continuar expandindo a parceria com o estado e o evento, com novos espaços segmentados e mais oportunidades de capacitação para os agentes de viagens. “Estamos preparando algo ainda maior para o ano que vem, com novas empresas e propostas para o mercado de turismo de luxo,” finalizou.
Agenda