Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para consultores individuais se inscreverem no edital do Ministério do Turismo, em parceria com a Unesco, destinado a contratar consultor(a) técnico(a) especializado(a) para ajudar na elaboração de insumos para o desenvolvimento de Norma Técnica Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes.

Como órgão oficial de turismo do Brasil, o Ministério é o responsável por dar o reconhecimento de “Destino Turístico Inteligente” aos locais que possuem um nível mínimo de maturidade turística e realizam ações para a melhoria da atividade em seus territórios. Os dados levantados por meio da consultoria serão essenciais para embasar o desenvolvimento de normalização nacional (ABNT) e internacional (ISO) para o tema Destinos Turísticos Inteligentes, destacando o Brasil entre o seleto grupo de países que possuem uma norma técnica própria para tal.

“O Brasil é o único país nas Américas a possuir uma estratégia nacional, liderada pelo seu órgão oficial de turismo. A falta de indicadores formais para o monitoramento da política pública e o crescente interesse pelo tema acarretam a necessidade de uma Norma Técnica específica sobre o tema, com isso, o nosso país avança para entrar no seleto grupo de países que possuem uma norma técnica própria para DTI”, explicou Bárbara Blaudt, diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo.

A pessoa contratada deverá trabalhar com uma série de habilidades e competências, tais como: conhecimento sobre Normas Técnicas e entendimento sobre metodologias de transformação de destinos; capacidade de organização e síntese para compilar dados e informações; experiência em instâncias participativas e de elaboração de normas técnicas no Brasil e no mundo; participação em eventos relacionados com a temática de destinos inteligentes; familiaridade com processos de normalização; entre outras.

As Normas também ajudarão a avançar no cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Turismo, potencializando a atividade que, cada vez mais, tem protagonismo na economia nacional, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e econômicas regionais e promovendo a inclusão, a geração de empregos e a oferta de trabalho.

Acesse o edital aqui

DTI

Desde 2021, o Ministério do Turismo desenvolve o Modelo DTI Brasil, uma iniciativa focada na gestão do destino, considerando as necessidades dos turistas e dos residentes, além de demandas por novas tecnologias, gestão estratégica de dados e desenvolvimento local baseado na sustentabilidade.

A iniciativa brasileira é elogiada pela Espanha, criadora do conceito de Destinos Turísticos Inteligentes. Iniciativas como o Modelo DTI Brasil contribuem para a melhoria da qualidade de vida de residentes, bem como da experiência dos turistas, por meio de ações que visam à promoção do destino, da sua acessibilidade e segurança e da elevação dos padrões econômicos e socioambientais da localidade, contribuindo também para o cumprimento de diversos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030.