A Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. divulgou seus resultados consolidados do segundo trimestre de 2024 (2T24), destacando sua posição de liderança na pontualidade, crescimento estratégico em rotas internacionais e aumento no faturamento de suas unidades de negócios, apesar dos desafios enfrentados.
A Gol entregou uma margem Ebitda recorrente de 18,9%, mesmo com os desafios enfrentados no trimestre. O Caixa total da companhia (que inclui caixa, equivalentes de caixa e aplicações financeiras) atingiu R$2,6 bilhões. No entanto, a companhia registrou um prejuízo líquido de R$3,9 bilhões, impactado por fatores não recorrentes, como os custos relacionados ao processo de Chapter 11, fechamento do Aeroporto Salgado Filho, no Rio Grande do Sul e câmbio.
No documento que relata os resultados financeiros, a Gol afirma que o trimestre foi “desafiador” devido ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), que resultou em cancelamentos de voos. Para mitigar os impactos da oferta de voos e atender à demanda da região de Porto Alegre, a Gol iniciou voos para a base militar de Canoas, além de aumentar a frequência de voos para as cidades de Caxias do Sul (CXJ) e Pelotas (PET).
Somados os efeitos de redução da oferta em Porto Alegre, a oferta de assentos-quilômetros disponível total (ASK) foi menor em 7,2% em comparação ao segundo trimestre de 2023 (2T23). No entanto, apesar dessa redução, a receita unitária por assento-quilômetro (RASK) aumentou 2,4%. Vale destacar que a Gol conseguiu mitigar parte das perdas através do crescimento das unidades Gollog e Smiles.
A Gol foi a aérea mais pontual do Brasil no 2T24 e, em junho, alcançou o título de companhia aérea mais pontual da América Latina e a primeira no mundo entre as “Low Cost Carriers” em pontualidade, com um índice de 90,5%. Além disso, a cia anunciou seu 16º acordo de codeshare com a Azul, além de restabelecer o acordo com a South African Airways.
A empresa também introduziu duas novas rotas internacionais: Guarulhos-San Jose e Guarulhos-Aruba, além de retomar rotas interrompidas pela pandemia, como Fortaleza-Orlando e Brasília-Cancun. No período houve um aumento de 21,1% na oferta de assentos-quilômetro (ASK) no mercado internacional no 1S24, impulsionando a diversificação da malha aérea da companhia.
Neste trimestre a companhia também implementou melhorias em seus canais digitais que resultaram em um aumento de 13,2% (vs 2T23) nas vendas de passagens realizadas por meio de seus canais diretos (website e aplicativo), solidificando ainda mais a presença e foco da Gol no digital.
Com relação à frota, a companhia adicionou uma aeronave Boeing 737-MAX 8 e devolveu duas aeronaves Boeing 737-NG, mantendo uma frota total de 141 aeronaves Boeing.
Smiles e Gollog
A Smiles registrou seu segundo melhor faturamento trimestral, com um aumento de 8,4% em relação ao 2T23. O programa também viu um aumento de 6,5% na base de clientes no 1S24, com destaque para o crescimento de 54,6% nas categorias premium (Diamante, Ouro e Prata). Já a Gollog registrou um aumento de 41,0% no faturamento no 1S24, com um crescimento de 39,5% nas toneladas transportadas. Este desempenho foi impulsionado principalmente pela operação dedicada ao Mercado Livre.
Para o futuro, a Gol continua focada em expandir suas operações internacionais e em fortalecer seu programa de fidelidade Smiles, ao mesmo tempo em que mantém a liderança em pontualidade e eficiência operacional. As novas rotas e parcerias são vistas como passos importantes na estratégia de crescimento sustentável da companhia.
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