A Chubb Seguros apresentou um estudo sobre as tendências e comportamentos dos brasileiros em relação à contratação de seguros de viagem. O levantamento, intitulado “Seguro Te Conquista” – com base na escuta social e análise quantitativa e qualitativa de 1,2 milhão realizado pela Artool SPA no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Porto Rico -, demonstra que cancelamentos e perda de bagagem são as principais preocupações que diminuem o entusiasmo dos latino-americanos em viajar.

“Iniciamos este estudo para obter insights sobre os desejos e aspirações dos viajantes brasileiros em relação à exploração de novos destinos”, disse Lucas Buron, Vice-Presidente de Viagens da Chubb América Latina. “Nosso foco é adaptar melhor nossas ofertas para atender às necessidades em evolução dos clientes, garantindo que suas jornadas sejam excepcionais. E nosso novo pacote de seguro-viagem é mais uma maneira de atender a essas necessidades.”

Segundo dados internos da seguradora, de fato o atraso na bagagem e o cancelamento de viagem se posicionam como as coberturas mais acionadas, acompanhadas de despesas médicas e odontológicas, despesas farmacêuticas e danos à mala.

Para o mercado latino-americano, o Brasil desponta como o principal destino dos viajantes, com 28% das preferências, seguido de Peru e Espanha, que aparecem com 14% e 11% das preferências, respectivamente. Além disso, o levantamento mostra que 66% dos destinos preferidos pelos viajantes latinos se concentram na América Latina.

Sobre as preferências dos viajantes, foi notado que os turistas latino-americanos não apenas visitam, mas também procuram capturar e compartilhar as belezas dos destinos que exploram. A fotografia tem se tornado uma parte essencial da experiência de viagem, com muitos viajantes buscando destacar suas aventuras por meio de imagens dos locais visitados.

Especificamente no Brasil, foi notado pelo estudo que 95% dos brasileiros que viajam optam por explorar seu próprio país. Os 5% restantes viajam principalmente para República Dominicana, Chile e Estados Unidos. Ainda em âmbito nacional, o Rio de Janeiro se destaca, conforme aponta 23% dos viajantes digitais que preferem explorar o próprio país, sendo a natureza e as paisagens novamente ganhando protagonismo, como aponta 28%. Já no internacional, os Estados Unidos ganha a atenção, sobretudo pelos parques temáticos.

Perfil de vendas da Chubb

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mnercado brasileiro de seguro viagem cresceu significativamente entre 2019 e 2022, saindo de R$ 591,7 milhões em prêmios diretos para R$ 901,22 milhões, o que representa um alavancamento de 52,3% no montante.

Para a Chubb, 25% dos clientes compram pacotes de agências de viagens físicas e onlines, com os viajantes entre 45 e 59 anos representando a maior parcela (33,9%). Além disso, a empresa destaca que 71% deste público são pertencentes às classes C, D e E. Confira os dados abaixo:

Chubb com venda direta

A Chubb anunciou, nesta quinta-feira (22), o início de suas vendas diretas, a fim de atender a uma demanda não atingida pela empresa. De acordo com Leandro Martinez, presidente da empresa no Brasil, a ideia é minimizar o impacto de sinistralidades.

“Na Chubb, estamos entusiasmados em ser um parceiro de confiança para os brasileiros que estão planejando suas viagens e aventuras. Como especialistas em mitigar riscos de todos os tipos, queremos ajudar os viajantes a aliviar suas preocupações, desfrutar de suas decisões de viagem e garantir que suas experiências e aventuras sejam bem-sucedidas”, disse Leandro Martinez, presidente da Chubb no Brasil. “É por isso que a Chubb lançou seu novo canal de vendas diretas de segurocomenta o executivo.

O novo Seguro Viagem com venda direta da Chubb no Brasil (Direto ao Consumidor – DTC) oferece uma cobertura abrangente que inclui assistência médica, proteção contra cancelamentos de voos, perda de bagagem e outros serviços essenciais para proteger as experiências, o tempo e o investimento dos viajantes. “Mais brasileiros agora podem contar com a Chubb para proteger suas experiências de viagem e garantir que elas sejam inesquecíveis pelos motivos certos. Esperamos que todos os que viajam em busca de aventura retornem para casa com boas lembranças e experiências enriquecedoras”, afirma Leandro.

O público-alvo desta novidade é a parcela de 75% restante além dos 25% já representado pela venda das agências de viagens. Trata-se de um público predominantemente formado por viajantes com menos de 45 anos e das classes A e B.

A Chubb enfatiza, no entanto, que essa inovação não significa que os corretores de seguros perderão espaço. “É sempre importante lembrar que o distribuidor clássico do seguro no Brasil é o corretor de seguros. Ele desempenha um papel importantíssimo, principalmente no sentido de diminuir a assimetria de informação entre segurado e seguradora. Ele faz essa consultoria personalizada, especialmente no caso de seguros mais complexos, orientando o segurado sobre qual é o seguro ideal para ele”, reforça o executivo.