Patrick Yvars é diretor de Vendas para a Indústria de Viagens – América Latina do Visit Orlando, onde desempenha um papel crucial na promoção de Orlando como destino turístico de excelência para os mercados latino-americanos. Antes de ingressar na Visit Orlando, Yvars consolidou sua carreira na Disney Destinations Sales, onde atuou como gerente sênior de Vendas para a América Latina de março de 2004 a maio de 2016, quando assumiu sua posição atual.

Formado pelo Miami Dade College, onde obteve um Associate of Arts (AA) entre 1984 e 1987, Yvars trouxe uma sólida base educacional para sua carreira. Sua passagem pela Disney Destinations Sales lhe conferiu uma vasta experiência em estratégias de vendas e marketing direcionadas ao público latino-americano, habilidades que ele continua a aperfeiçoar em sua atual posição na Visit Orlando. 

Nesta entrevista exclusiva, Yvars avalia não somente o cenário brasileiro, como também o panorama latino-americano com o qual Orlando vem apostando seu contínuo relacionamento e dedicando esforços para recuperação total pós-pandemia. Confira!

Como você descreveria o atual cenário turístico de Orlando em relação aos visitantes latino-americanos?   

Muito favorável! Somos o destino mais visitado nos Estados Unidos e continuamos como um dos destinos internacionais mais buscados para férias por brasileiros, por exemplo. Analisando o cenário da América Latina, contamos com três países entre os cinco maiores emissores de turistas a Orlando em 2023 (Brasil: 696 mil, México: 432 mil, Colômbia: 302 mil), e a tendência é crescer ainda mais na região. Isso porque, as opções de voos vêm aumentando a cada ano, além do aumento da oferta de opções que realmente atraem os visitantes latino-americanos, como grandes eventos esportivos, opções de compras, e novidades nos nossos parques temáticos, por exemplo.

Como você enxerga o papel dos mercados latino-americanos na estratégia global de Orlando?

Esse é um dos principais mercados para Orlando. Conforme mencionei, em 2023, tivemos três países da América Latina entre os cinco principais mercados emissores para o nosso destino, que ficam atrás somente para o Canadá (1,25 milhão) e o Reino Unido (877 mil), primeiro e segundo lugar da lista, respectivamente.

Outro ponto é que os turistas internacionais passam em média nove dias em Orlando, enquanto os visitantes domésticos passam apenas três. Sendo assim, esses viajantes gastam muito mais no nosso destino, gerando mais impacto econômico por visitante.

Por isso, investimos fortemente em ações nesses mercados como campanhas de publicidade, relações públicas e iniciativas para a indústria de viagens, incluindo agentes de viagens e relacionamento com os principais players do segmento, além de participar dos principais eventos do setor nesses países.

Quais são as principais estratégias de marketing e vendas que Orlando está adotando para atrair mais turistas?

Estamos investindo constantemente em ações para manter uma relação forte com o mercado brasileiro, promovendo desde ações voltadas ao trade, como nossas constantes capacitações para os agentes de viagens pelo País, que permitem que eles se mantenham atualizados sobre as principais novidades do destino, aprendendo como vender o destino e promovendo o Orlando Travel Academy, uma plataforma de treinamento exclusiva e que certifica os profissionais. Também marcamos presença nos principais eventos de turismo locais. Referente ao marketing, estamos promovendo robustamente nossa campanha “Inacreditavelmente Real” em vários meios de comunicação, incluindo TV, redes sociais e digital, além de outras mídias.

Que tipo de parcerias e colaborações vocês têm estabelecido com operadores de turismo e agências de viagem na América Latina?

Temos excelentes parcerias com o mercado e estamos cada vez mais investindo em estreitar esse relacionamento com os operadores e agentes de viagens. Para isso, temos organizado eventos de treinamentos com várias operadoras e agências em todo o Brasil, México e Colômbia, no qual nos apoiam a enriquecer ainda mais o conhecimento do agente e fazer com que ele de fato venda o destino com propriedade. 

O Orlando Travel Academy também é uma outra importante ferramenta para capacitar esses profissionais. Nossa plataforma online certifica o agente de viagem e, todos que completam o treinamento, contam com benefícios exclusivos, como descontos em acomodação e ingressos em Orlando como por exemplo, para as atrações Kennedy Space Center, jogos do Orlando Magic, Gatorland, entre outras. Um incentivo para que eles se mantenham atualizados sobre as novidades turísticas e conheçam o destino.

Quais são as novidades e inovações que Orlando está oferecendo para se destacar como destino turístico?

Todos os anos, especialmente na área dos parques, há inaugurações de novos espaços, tanto em entretenimento quanto em hotelaria, gastronomia, entre outros. Só neste ano, foram mais de 20 novidades para os turistas que nos visitam, como novas áreas nos parques temáticos, DreamWorks Land, na Universal Orlando Resort; o novo brinquedo Tiana’s Bayou Adventure, no Magic Kingdom, da Walt Disney World; e a oitava montanha-russa do Seaworld, a Penguin Trek. Em 2024, tivemos a abertura de três grandes empreendimentos hoteleiros, como o Villatel Orlando Resort e o Evermore Orlando Resort, um enorme complexo que conta com uma área de lazer completa e uma piscina de 35 mil metros quadrados. Além disso, no segmento gastronômico, tivemos o lançamento de mais um Guia Michelin e Orlando conta agora com sete restaurantes estrelados, além de outros 41 reconhecidos pelo guia.

Orlando também tem se destacado por abrigar grandes eventos do esporte, como duas temporadas do FC Series, em janeiro e julho, que traz ao destino grandes times do Brasil e do mundo, além dos jogos de basquete da NBA com o Orlando Magic, o excelente futebol das equipes do Orlando City e Orlando Pride, entre outros.

Além disso, continuamos a promover o Brightline, trem de alta velocidade que liga Orlando a Miami em cerca de 3 horas de viagem. Uma excelente oportunidade aos viajantes.

Existem novas atrações ou experiências exclusivas que você gostaria de destacar?

Nosso destino conta com muitas novidades para os visitantes em 2024 e 2025. Nos parques da Walt Disney World, tivemos os lançamentos das atrações Journey of Water, inspirado no filme “Moana” no Epcot do Walt Disney World Resort; a Tron Lightcyle Run, no Magic Kingdom, que é uma das montanhas-russas mais rápidas da Disney; o Illumination’s Villian-Con Minion Blast, localizado na nova Minions Land, e a nova área DreamWorks dedicada a três filmes do estúdio de animação, no Universal Orlando Resort. Para 2025, ainda falando de Universal Orlando Resort, teremos uma grande novidade, o novo parque Epic Universe. Além disso, temos novas atrações nos parques da Seaworld, como a Pipeline: The Surf Coaster, e a Penguin Trek, lançada em junho deste ano. O complexo agora soma oito montanhas-russas.

A hotelaria em Orlando também tem novas opções para nossos visitantes, como o Evermore Orlando Resort, primeira propriedade praiana de Orlando com lagoa cristalina de mais de 35 mil metros quadrados, e que inclui o Conrad Orlando, primeira marca de luxo Hilton do destino; o Aloft Orlando Lake Nona, o hotel mais próximo do Campus Nacional da USTA (Associação de Tênis dos Estados Unidos) de classe mundial; e o Villatel Orlando Resort, situado na icônica área da International Drive, com aluguel de vilas privadas com padrões e comodidades de um hotel.

7. Quais são os maiores desafios que vocês enfrentam ao promover Orlando na América Latina e no Brasil e como estão lidando com eles?

Além da economia ainda em recuperação, a fila nos consulados para tirar o visto e a malha aérea que ainda não foi 100% recuperada ainda afetam o potencial de crescimento desse mercado, mas os números seguem avançando e, em 2023, tivemos crescimento realmente interessante para os nossos principais países emissores com relação a 2022: Brasil com 21%, México com 10% e Colômbia com 5%).

Como a pandemia de Covid-19 afetou as estratégias de venda e marketing de Orlando para a América Latina?

Mesmo com as ações de marketing pausadas temporariamente, já que os voos com destino aos Estados Unidos ainda não haviam sido liberados, Visit Orlando conseguiu continuar com parte das estratégias e se manteve ativo entre os agentes e operadores da América Latina durante o período da pandemia, principalmente com as capacitações e treinamentos virtuais. Também tivemos o lançamento da campanha “Inacreditavelmente Real”, que reforça a diversidade de experiências que o destino oferece aos seus visitantes.

Desde o ano passado, temos reforçado as estratégias no mercado e contratamos a Aviareps para nos representar globalmente para o trade, realizando um excelente trabalho com treinamentos de agentes de viagens, em parceria com os parques temáticos e outros serviços turísticos. Com certeza, isso se reflete nos resultados que temos alcançado a cada ano. Em 2023, já chegamos a 94% dos níveis pré-pandêmicos (2019).  

De que forma a tecnologia e a digitalização estão sendo utilizadas para melhorar a experiência dos visitantes e facilitar a promoção de Orlando como destino?

A Visit Orlando acaba de lançar um conjunto de sites aprimorados para promover a região para as diferentes audiências, incluindo visitantes nacionais e internacionais, corporativos, e outros profissionais ligados ao turismo. 

Fizemos uma extensa pesquisa para descobrir as necessidades de cada um desses públicos, e desenvolvemos os sites VisitOrlando.com, OrlandoMeeting.com, VisitOrlando.org, MagicalDining.com e as suas versões em espanhol, português, francês canadense e alemão, que já estão disponíveis em todos os canais online.

Há novas ferramentas ou plataformas digitais que os operadores de turismo devem conhecer?

Além dos novos websites, atualizamos a Orlando Travel Academy de forma constante. Essa é uma das principais ferramentas que utilizamos para certificar os agentes de viagens como Especialista de Vendas de Orlando e, além disso, o profissional pode aproveitar as excelentes ofertas como entradas grátis para o Kennedy Space Center, Orlando Magic, Gatorland, além de vários outros benefícios.

Como Orlando está abordando a questão da sustentabilidade no turismo?

A sustentabilidade está integrada em Orlando, com um centro de convenções ecológico, hotéis e resorts sustentáveis e parques temáticos voltados para a conservação. Inclusive, nosso destino conta com a certificação LEED Gold, um sistema de classificação de edifícios verdes mais utilizado no mundo e temos mais de 135 hotéis que receberam certificação verde do Departamento de Proteção Ambiental da Flórida (DEP). Nossa região também foi considerada uma área de testes para veículos autônomos pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos e, em 2023, lançamos o SWAN Shuttle da cidade de Orlando, movido por tecnologias Beep, que é um veículo autônomo gratuito que transportará passageiros em um circuito contínuo da Lynx Central Station através da Creative Village na linha LYMMO Orange.

Quais são suas expectativas para o crescimento do turismo de Orlando a partir da América Latina nos próximos anos?

Turismo é o que faz o coração de Orlando bater mais forte e, como mencionei, todos os anos nossa indústria turística investe cada vez mais em oferecer atrações novas aos nossos visitantes. Para o próximo ano teremos muitas novidades, como a inauguração de mais um parque temático da Universal Orlando Resort, além de uma programação intensa nos festivais gastronômicos e culturais, eventos esportivos de grande porte.

Já para o mercado brasileiro, esperamos que o volume volte aos patamares de 2019 em 2024 ou 2025.