O e-Trilhas, uma inovadora plataforma digital, lança nesta semana o projeto Trilha Amazônia Atlântica. A ferramenta, desenvolvida com o apoio do Edital de Aceleração Sustentável da EmbraturLAB, visa fortalecer o ecoturismo na Amazônia, proporcionando aos visitantes uma experiência mais rica e conectada com os prestadores de serviços locais.O eTrilhas permitirá que os turistas na Trilha Amazônia Atlântica conheçam e entrem em contato diretamente com os prestadores de serviços da região, por meio de um QR Code disponível nos estabelecimentos cadastrados. Esta funcionalidade facilita o acesso a uma gama de serviços e produtos, promovendo a interação direta entre empreendedores e visitantes.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca que o governo Lula prioriza a sustentabilidade da Floresta Amazônica e vê o turismo como uma solução vital para a geração de emprego e renda na região. A Embratur está promovendo a Amazônia e incentivando startups a oferecer soluções que conectem turistas estrangeiros às experiências na floresta.

Edivaldo Reis, gerente de Inovação da Embratur, afirma que o aplicativo cumpre o objetivo do edital ao promover práticas socioambientais sustentáveis no turismo, democratizar o uso de tecnologia e atender às necessidades dos turistas e do trade turístico local. O eTrilhas inclui informações detalhadas, como fotos, dados técnicos e mapas, para melhorar a experiência dos visitantes e apoiar o empreendedorismo local.

A plataforma será lançada em Belém (PA) com eventos no Parque Estadual do Utinga e em Bragança. O lançamento incluirá uma cerimônia com apresentação do projeto, oficinas, passeios e oportunidades para empreendedores locais se cadastrarem. Além disso, o projeto realizará uma roda de conversa no Quilombo América para envolver as comunidades locais e promover a iniciativa ao longo da trilha.

O eTrilhas busca criar um ecossistema de turismo que valorize as comunidades locais e preserve a biodiversidade da Amazônia, contribuindo para o fortalecimento econômico da região e a melhoria dos produtos e serviços oferecidos aos turistas.