Campos do Jordão  recebe nos dias 6, 7 e 8 de setembro, o primeiro festival de jazz. Em dezembro, o festival passará por São Carlos (4 a 7 de dezembro) e Ribeirão Preto (11 a 14 de dezembro). A programação inclui artistas como Jota P, Fi Maróstica e Alê Ribeiro, Carol Panesi, Cléber Almeida, Bruno Migotto, entre outros. Festivais desempenham um papel crucial na formação de público, especialmente em cidades fora dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de levar o jazz brasileiro ao interior de São Paulo, foi criada a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro.

A ideia do festival surgiu em 2021, quando a Blaxtream foi contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural) para executar o projeto inovador Jazz Anywhere. Músicos gravaram álbuns e vídeos em locais inusitados, fora dos estúdios tradicionais, resultando em obras como “Bem Sacolejado” de Cléber Almeida, “Baile dos Língua Preta” de Jota P e “Alquimia” de Bruno Migotto. Em breve, serão lançados o álbum do duo Fi Maróstica e Alê Ribeiro, além do álbum comemorativo dos 20 anos da orquestra Vintena Brasileira.

Dois anos depois, a Blaxtream aprovou um projeto no mesmo programa de fomento, viabilizando a circulação de shows desses discos em três mostras de jazz. A Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro oferece espetáculos gratuitos, promovendo o acesso à cultura e contribuindo para a formação de um público diversificado que valoriza a música instrumental. O evento conta com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e apoios de Casa de Bolos, Tryp by Wyndham, Rivière Studios e Apoema Audiovisual.

A Blaxtream é um selo e gravadora de música que reúne grandes compositores e intérpretes de música instrumental e jazz, promovendo o intercâmbio global e ampliando a difusão do gênero. O projeto, sem fins lucrativos, é viabilizado pela união de pessoas e empresas que compartilham esses propósitos. Entre os artistas lançados pelo selo estão André Marques, Carol Panesi, Salomão Soares, Ludere, Edu Ribeiro, Vinícius Gomes, entre muitos outros.