Gramado (RS) – Com a declaração de que a agricultura rural é a base do País, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Connection Terroirs do Brasil, deram início ao evento que tem como foco produtos de origem do Brasil. Até o sábado (28), o evento terá painéis com convidados nacionais e internacionais, feira de expositores com produtos de origem, aulas de culinária abertas ao público e o Circuito Gastronômico e de Experiências em sua programação.

Felizes, Marta e Eduardo agradeceram a presença dos participantes na solenidade de abertura do evento que estava programado para acontecer em maio – e foi remarcado devido às fortes chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul – e destacou o objetivo principal do evento: criar conexões. “Agradeço a participação de Portugal e Mendoza, na Argentina, que nos prestigiam com muito saber e abrem espaço para estas conexões. Também aos fornecedores, aos parceiros, que estão colocando de pé esse evento, e um agradecimento especial a cada um dos participantes, aos expositores, num cenário tão difícil que vivemos neste momento de reconstrução”, frisou Eduardo Zorzanello.

“A gente tem força, resiliência e nosso olhar é sempre para o futuro. Aqui, hoje, no coração de Gramado, estamos unindo o país de ponta a ponta”, complementou Marta Rossi.

Ricardo Bertolucci Reginato, novo secretário de Turismo de Gramado, agradeceu aos CEOs do Connection pela realização do evento e também agradeceu ao público presente. “A gente faz as coisas com amor. E o amor, de fato, transforma e transpõe qualquer barreira. É muito importante também celebrar as pessoas que atravessaram o país e estão aqui conosco, celebrando o evento”, disse.

Em seguida, o público recebeu um recado por meio de vídeo de Julio Cesar Moreira, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que não pode estar presente na abertura. “Estou muito feliz de participar deste evento, desta forma, com vocês. Estamos entregando mais um certificado, desta vez para a cachaça fabricada em Luiz Alves. Além disso, estamos fazendo o lançamento do Diretório Nacional de Combate a Falsidade de Indicaçao Geográfica. O diretório funciona como um centro de informações estratégicas acessadas exclusivamente por agentes públicos atuantes no combate às falsificações”, explicou.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Connection Terroirs (Foto: Kamilla Alves – Brasilturis)

Dos 118 produtores certificados pelo INPI que o Brasil possui, 51 estão presentes no evento – número significativamente maior que a de expositores do ano passado, quando participaram 27 produtores. Ainda durante a abertura, foram premiadas as marcas que participam pela primeira vez do Connection. Ao todo, são 51 marcas vinculadas a chancela das Indicações Geográficas asseguradas pelo INPI, sendo 36 com selo de Indicaçao de Procedência (IP), 11 com Denominação de Origem (DO) e três com ambos os selos.

Próxima edição já tem data marcada! O Connection Terroirs do Brasil 2025 será realizado entre os dias 21 e 24 de maio.