A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) está promovendo uma série de conteúdos para divulgar as 47 Regiões Turísticas do estado, com destaque para a Região Turística do Bem Viver. Composta por sete municípios – Americana, Campinas, Elias Fausto, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré – essa região se destaca tanto pela qualidade de vida quanto pelos diversos atrativos turísticos. Recentemente, a secretaria também lançou guia com 60 municípios paulistas pet friendly.

Localizada a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, a região oferece uma ampla gama de atividades turísticas. Entre os destaques estão a Festa do Peão Boiadeiro, trilhas de Turismo de Aventura e Ecológico, o Museu da Imigração e a Orquestra de Violas Paraíso do Verde. Além disso, a Estância Árvore da Vida, situada em Sumaré, é o maior centro de convenções da América do Sul, com capacidade para cinco mil pessoas sentadas.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é outro ponto estratégico da região. O aeroporto, que é o segundo principal terminal aéreo de cargas do país, movimentou mais de 5,8 milhões de passageiros e realizou 58,8 mil voos domésticos e internacionais no primeiro semestre de 2024, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Setur-SP.

Americana, um dos principais municípios da região, é reconhecida pela sua vocação comercial, pela tradicional Festa do Peão e pelo Roteiro de Boteco. Outro ponto de interesse é o Café Caipira, um projeto que busca manter viva a tradição caipira do interior paulista.

Em Campinas, o destaque é o Shopping D. Pedro, o quarto maior shopping do Brasil, que oferece uma ampla gama de opções de compras, lazer e entretenimento. Além disso, a Torre do Castelo, um icônico reservatório de água inaugurado em 1940, é um símbolo da cidade, com 27 metros de altura e uma capacidade de 250 mil litros de água.

Elias Fausto preserva seu passado cafeeiro com casarões dos barões do café e áreas verdes que proporcionam lazer e turismo de aventura. Em Monte Mor, vestígios da cultura indígena Tupi-Guarani são encontrados em sítios arqueológicos, destacando a importância histórica da região.

Nova Odessa, conhecida como “Paraíso do Verde”, possui uma média de 15 árvores para cada habitante e mais de 30 metros quadrados de área verde por morador, o dobro do recomendado pela ONU. Entre os atrativos estão o Largo das Flores, um jardim temático com 10 mil metros quadrados dedicados às plantas floríferas.

Santa Bárbara D’Oeste é conhecida por seus parques, com destaque para o recém-reformado Parque dos Ipês. A cidade também abriga o Teatro Municipal Manoel Lyra e celebra anualmente uma festa ao redor do cemitério dos americanos, onde descendentes de imigrantes sulistas revivem tradições da época da Guerra Civil Americana.

Por fim, Sumaré se destaca pelo turismo rural, com atrativos como o Paraíso das Águas e o Horto Florestal. A cidade também é sede da Estância Árvore da Vida, um centro de convenções que atrai eventos de grande porte.