Na manhã desta quarta-feira (28), o Ministério de Turismo do Uruguai e a Câmara de Turismo do país (Camtur) reuniram mais de 140 operadores, agentes do setor e MICE no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Durante o evento, que ocorreu em formato de café da manhã, os participantes acompanharam uma rodada de painéis sobre os destinos divulgados, como Maldonado, Punta del Este e Colonia del Sacramento. Vale dizer que o destino também confirmou presença na 26ª Feira de Turismo Avirrp.

Logo após, todos os players, tanto nacionais quanto uruguaios, puderam realizar trocas para parcerias em uma rodada de negócios destinadas a fortalecer os laços comerciais e turísticos entre o país e o Brasil. Na ocasião, foram reforçadas as vantagens da conectividade entre vizinhos, além da diversidade de experiências disponíveis no Uruguai, como a boa gastronomia, o enoturismo, as compras e a presença de cassinos, entre outras atrações.

Liderada por Marina Cantera, presidente da Câmara Uruguaia de Turismo, a comitiva oficial do vizinho contou com a participação de Maria Julia Fernández, coordenadora de Promoção da Camtur, e Mariella Volppe, responsável pela Difusão e Marketing do Ministério do Turismo do Uruguai. Além dos representantes das principais operadoras turísticas, destinos e empresas do setor, estavam presentes Gabriela Muñoz (Abtour Viajes), Rosana Vázquez Eiriz (Buquebus), Lucia Amestoy (Cynsa Uruguay) e Veronica Castro (Personal Operadora).

Representantes dos destinos também estiveram presentes, como Sandra Almeida e Claudia Cavalcanti (Enjoy), Andres Zanatta (Hotel del Lago), Edwin Shaw (Solanas Resort), Patricia Pla (Centro de Convenções de Punta del Este), Martin De Freitas (Direção de Turismo de Colônia), Andrea Schunk e Mariana Planes (Carmelo Resort) e Soledad González Batto (Bodegas de Colônia).

Ao todo, mais 240 pessoas se conectaram em dois dias de eventos em São Paulo e Curitiba. Já há algum tempo, o vizinho vem desenhando uma estratégia mais direta de divulgação por aqui. “Acreditamos que conectar esses players, operadores e agentes diretamente é uma maneira eficaz de gerar negócios e aumentar o número de visitantes no país em um curto espaço de tempo ”, diz Marina.

“Além disso, buscamos posicionar o Uruguai no mercado de eventos, possuímos uma estrutura incrível para realização de feiras, shows, congressos, ademais oferecemos facilidades para que esse tipo de acontecimento passe por nosso país”, ressalta Maria Julia.

Benefícios para Estrangeiros

O Uruguai oferece uma série de benefícios para turistas que visitam o país, sejam eles em família, em casal ou com amigos. Os visitantes não residentes podem aproveitar as seguintes vantagens:

  • Isenção de IVA em Hotéis e Alojamentos: Estrangeiros que apresentem um documento de identidade emitido fora do Uruguai podem usufruir da isenção de IVA em hotéis e alojamentos. Como o consumo é isento de imposto, o IVA não é cobrado e não há necessidade de reembolso. Este benefício é válido durante todo o ano.
  • Reembolso de 9% de IVA em Serviços Gastronômicos: Aplicável a serviços prestados por restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, cafeterias, salões de chá e similares, além de hotéis, motéis, apart-hotéis, pousadas, estadias turísticas, hotéis rurais, quintas turísticas, pousadas rurais, casas de campo e acampamentos, desde que esses serviços não integrem o conceito de alojamento. Validade: até 30 de setembro de 2024.
  • Reembolso de 9% de IVA em Serviços de Catering para Festas e Eventos: Este benefício cobre serviços de catering para a realização de festas e eventos. Validade: até 30 de setembro de 2024.
  • Reembolso de 9% de IVA em Aluguel de Veículos sem Condutor: Validade: até 30 de setembro de 2024.
  • Reembolso de 9% de IVA em Serviços de Mediação no Arrendamento de Imóveis com Destino Turístico: Validade: até setembro de 2024.

Todos os benefícios fiscais mencionados aplicam-se a serviços prestados aos consumidores finais, desde que pagos através de moeda eletrônica, cartões de débito e/ou crédito. A empresa emissora do cartão deve incluir o desconto no extrato da conta, conforme indicado no bilhete emitido pelo POS.