“Rio Grande do Sul tem o mundo a oferecer”, diz Ronaldo Santini

Gramado (RS) – Fazendo uma retrospectiva de retomadas que o Rio Grande do Sul passou desde a pandemia, Ronaldo Santini, secretário de Turismo do estado, destacou a riqueza e diversidade do território. O estado tem o turismo como forte componente do PIB e vê, aos poucos o turismo voltando ao patamar habitual.

Durante a pandemia, Santini destacou as dificuldades enfrentadas pelos setores de Turismo e Eventos, fortemente afetados com interrupções de serviços. “Após a pandemia, o estado sofreu muito e trabalhei na reconstrução do turismo, com a missão de trazer turistas que soubessem que o Rio Grande do Sul era um lugar seguro naquele momento. E isso nos oportunizou, talvez, a nossa maior virada de chave aqui no estado”, contou o secretpario, que completou log em seguida: “Descobrimos a grandeza do nosso estado.”

Ainda de acordo com Santini, mais de 80% dos habitantes não conhecia o seu estado, de fato, além de Gramado e região. “Iniciamos, ali, o programa Turismo em Todas as Regiões, que contou com mais de R$ 13 milhões investidos em infraestrutura turística”, disse.

Após o período da pandemia, foi instituída a Secretaria do Desenvolvimento Rural, onde foi percebido que mais de 80% do que se produz no Rio Grande do Sul está em propriedades de até 16 hectares. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas permaneçam na pequena propriedade e viabilizar renda para estas propriedades. Apostamos na agroindustrialização como forma de tornar o trabalho menos penoso, mais rentável e fazendo com que essa parcela de pessoas pudesse garantir renda e independência financeira, promovendo a sucessão familiar dentro da sua própria propriedade”, explicou.

“Tivemos a benção de ser colonizados por vários povos e, hoje, temos o mundo todo em nosso estado. Vamos promover o estado em cima da nossa autenticidade. E nossa marca precisa estar em todos os lugares a partir de agora. Nossas receitas, com nossas características e nossos sabores”, declarou Santini, incentinvando os produtores a adotarem a marca do estado para divulgar a cultura.

Santini destacou, ainda, uma mudança de de cultura por parte do setor, esperada pelo estado. “Turismo não é mais só diversão e lazer. É sinônimo de emprego e geração de renda. Rio grande do sul tem agora, a partir de tudo que viveu, a oportunidade de oferecer o que tem de melhor aos moradores e seus visitantes”, concluiu.

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados