O programa Avião Solidário da Latam realizou, nesta terça-feira (3), o transporte gratuito de quatro aves jacutingas (Aburria jacutinga), nascidas no Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR), até a Serra da Mantiqueira em São Paulo. As aves, criadas por meio do projeto “Voa, Jacutinga”, serão avaliadas e possivelmente reintroduzidas na Mata Atlântica pelo Projeto Jacutinga da SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil).

O Parque das Aves contribui para o projeto desde 2017, seguindo rigorosos protocolos de conservação para garantir que as jacutingas estejam aptas para retornar ao seu habitat natural. Essa colaboração entre diversas entidades tem como objetivo reverter a extinção dessa espécie endêmica da Mata Atlântica, que atualmente é classificada como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O Projeto Jacutinga, coordenado pela SAVE Brasil, visa aumentar a população dessas aves na Mata Atlântica através de reintrodução e monitoramento, respaldados por pesquisa científica, educação ambiental e cooperação com órgãos ambientais. As aves passam por um período de ambientação, seguido de reintrodução branda, onde são monitoradas por transmissores VHF para garantir sua adaptação.

O transporte aéreo das jacutingas foi realizado por meio da Latam Cargo, em voo direto de Foz do Iguaçu para Guarulhos. Essa operação reduziu significativamente o tempo de viagem das aves, de mais de 13 horas por via terrestre para apenas 1h45 de voo, contribuindo para seu bem-estar e facilitando sua reintrodução na natureza.

O programa Avião Solidário da Latam, que já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil em quase 13 anos de atuação, continua desempenhando um papel vital na conservação da biodiversidade brasileira, conectando esforços de preservação em diferentes regiões do país.

Vale lembrar que nesta terça-feira (3), a Latam firmou parceria com o Governo de Pernambuco e prevê o lançamento de novas rotas internacionais ligando Santiago a Recife e Guarulhos a Fernando de Noronha, com vendas de passagens iniciando nos próximos dias e voos previstos para ainda este ano. Leia mais aqui.