A Emirates está utilizando a tecnologia de dados para aprimorar a eficiência de combustível e a segurança em seus voos. Todos os 470 voos diários da companhia utilizam o GE FlightPulse™, um aplicativo que fornece aos pilotos dados operacionais detalhados, permitindo que tomem decisões embasadas em métricas de eficiência e segurança.

Desde 2021, quando a Emirates adotou o FlightPulse, a ferramenta tornou-se um pilar nas iniciativas da empresa para reduzir o consumo de combustível e as emissões. Além disso, a ferramenta foi aprimorada em parceria com a GE Aerospace para incluir um painel personalizado de indicadores de desempenho, ajustados às necessidades específicas da companhia.

O aplicativo oferece uma reprodução fotorrealista de voos anteriores, permitindo aos pilotos analisar detalhadamente os procedimentos adotados e otimizar suas operações. Mais de 4 mil pilotos da Emirates utilizam a ferramenta, que também possibilita o acesso a dados históricos, específicos de cada rota e aeronave, e comparações entre o desempenho individual e as médias da frota.

Segundo o Capitão Hassan Al Hammadi, vice-presidente sênior de operações de voo da Emirates, o uso do FlightPulse tem gerado melhorias significativas nos indicadores operacionais e de segurança da companhia. Ele destacou que o acesso a dados transparentes fortaleceu a colaboração entre a equipe de gerenciamento e os pilotos, melhorando a tomada de decisões e o gerenciamento de segurança e eficiência.

“O aplicativo não só fornece uma visão retrospectiva para refletir sobre como podem melhorar, mas também fornece informações que ajudam a tomar decisões operacionais. Vimos melhorias importantes na eficiência de combustível e outros indicadores operacionais e de segurança. Por isso, vamos continuar aprimorando essa tecnologia como parte do nosso compromisso com o
desenvolvimento contínuo”, disse.

Além disso, a Emirates tem investido em tecnologias adicionais para a cabine de voo conectada, como a eliminação do uso de papel nas operações. Com a introdução do mBriefing da Lido Systems, os pilotos agora utilizam iPads para acessar os planos de voo e informações operacionais. A companhia aérea estima que essa mudança resultará na economia de aproximadamente 15 milhões de folhas de papel anualmente.