Com o objetivo de mapear as melhores práticas e identificar novas tendências, uma pesquisa da Onhappy revelou como as empresas estão gerindo seus pacotes de benefícios e suas expectativas para 2025. Apenas 9,65% das companhias classificam suas políticas de benefícios como extremamente abrangentes. Entre as empresas que planejam aumentar o orçamento para benefícios no próximo ano (62,87%), 22,8% pretendem realizar um aumento significativo, enquanto 40% optam por um investimento moderado.

A pesquisa mostra que pequenas, médias e grandes empresas adotam diferentes estratégias de investimento em benefícios, alinhadas às suas realidades financeiras e estratégias de retenção de talentos. Pequenas empresas tendem a fazer aumentos moderados, devido a limitações orçamentárias. Já 64,15% das médias empresas planejam aumentos significativos. As grandes empresas buscam equilibrar custos e benefícios, investindo para manter competitividade no mercado.

“No passado, os benefícios corporativos eram padronizados, limitados a plano de saúde, transporte e vale-alimentação. Com as mudanças na cultura organizacional e expectativas dos colaboradores, os benefícios se tornaram um componente central para a satisfação profissional”, afirma Gian Farinelli, Head de Felicidade Corporativa da Onhappy. Ele acrescenta que, embora os benefícios tradicionais ainda sejam importantes, as empresas estão ampliando suas ofertas para atender às novas demandas dos trabalhadores.

Bem-estar é prioridade para os RHs

A pesquisa também indicou que 72,81% dos respondentes reconhecem a importância do bem-estar físico e mental para a produtividade e satisfação dos funcionários. Entre os profissionais ouvidos, 47,08% acreditam que o RH está focado em oferecer benefícios que realmente impactam os colaboradores, enquanto 42,4% afirmam que o objetivo principal é manter benefícios competitivos para atrair e reter talentos.

“Os trabalhadores estão valorizando cada vez mais programas de bem-estar, como acesso a academias, suporte psicológico, oportunidades de lazer e viagens”, comenta Marcelo Linhares, CEO da Onfly, maior travel tech B2B da América Latina. Ele também destaca o papel da Geração Z, que trouxe uma nova dinâmica ao mercado, reforçando a importância de pacotes de benefícios robustos para a atração e retenção de talentos.

No setor de pequenas empresas, 67% estão focadas no bem-estar dos funcionários, enquanto esse número chega a 79% entre médias empresas e 71% nas grandes. O estudo também apontou que setores como atacado, varejo, serviços e tecnologia são os mais empenhados em promover o bem-estar dos colaboradores, com índices de 68%, 73,3% e 76%, respectivamente.

“Benefícios são apenas parte da estratégia de Recursos Humanos. Sua efetividade depende de uma implementação adequada e do ambiente organizacional, com uma liderança comprometida em promover a cultura da empresa”, conclui Gian.