A capital Federal será o principal destaque do turismo brasileiro no cenário global durante a ABAV Expo 51, que acontece de 26 a 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Este ano, o Programa de Compradores Internacionais, fruto de uma parceria entre a Abav Nacional e a Embratur, alcança sua maior edição, reunindo 60 operadores turísticos de países como Europa, América Latina e Estados Unidos. A expectativa é gerar oportunidades de negócios significativas para o turismo brasileiro em 2024.

O Abav Buyers Club visa fortalecer as conexões entre operadores turísticos estrangeiros e fornecedores nacionais, estimulando a economia do Brasil. Segundo dados do Banco Central, o turismo internacional trouxe ao país, em 2023, cerca de US$ 6,9 bilhões (R$ 34,5 bilhões), consolidando o setor como um pilar econômico.

Promoção de destinos nacionais e experiências exclusivas

Nesta edição, a Embratur, em parceria com o SEBRAE, proporcionará uma imersão cultural e turística para 30 convidados internacionais. A proposta é promover os destinos brasileiros, destacando a hospitalidade, a diversidade cultural e as belezas naturais de locais como a Amazônia, o Pantanal e Bonito (MS). Operadores dos Estados Unidos, Suíça, França, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Chile e outros países terão a oportunidade de explorar de perto esses destinos.

Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a parceria com a Abav e o SEBRAE tem se mostrado eficiente. “Com uso de dados e inteligência de mercado, selecionamos operadores estrangeiros para vivenciar experiências alinhadas com o perfil de seus clientes. Esses profissionais terão a chance de fechar novos negócios durante a ABAV Expo, garantindo uma experiência perfeita para o mercado internacional.”

Destaque para Goiás e Brasília como destinos turísticos

Durante o evento, a diversidade do Cerrado e o patrimônio natural do Planalto Central terão destaque no Programa de Compradores Internacionais. Goiás, pela primeira vez, firmou parceria com a Abav Nacional, permitindo que 30 operadores turísticos explorem as belezas da Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis e Caldas Novas. Após esse tour, a comitiva seguirá para Brasília, onde conhecerá os atrativos do destino anfitrião, incluindo a arquitetura icônica da capital.

Ao longo da ABAV Expo 51, os principais players do mercado turístico terão agendas com estandes dos destinos brasileiros e participarão de rodadas de negócios, fortalecendo as parcerias e expandindo as redes de contatos. O Lounge do Buyers Club será um espaço estratégico para a geração de novas oportunidades e colaborações no setor turístico.

Área Internacional e novos perfis de compradores

A Abav Expo 51 reafirma sua posição como a maior feira de turismo da América Latina. Este ano, o Abav Buyers Club trouxe novos perfis de compradores, com 60 operadores internacionais e 20 operadoras nacionais. Além disso, pela primeira vez, 20 representantes do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions) e 20 DMCs (Destination Management Companies) estarão presentes para estimular a integração com o mercado receptivo brasileiro.

Para Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional, essa edição é a maior já realizada pelo Buyers Club. “Nossa parceria com a Embratur e Goiás Turismo reflete o compromisso de destacar o Brasil como um país não só de belezas naturais, mas também de oportunidades de negócios no turismo.”

Credenciamento e programação

A Abav Expo 51 contará com 198 estandes e cerca de 1.500 marcas participantes, abrangendo 22 destinos internacionais, 26 unidades federativas e 15 municípios com estandes próprios. O evento também terá palestras e painéis através do Abav Talks, promovendo capacitação e networking para agentes de viagens. As inscrições estão abertas no site oficial do evento.