O turismo internacional em países asiáticos continua a crescer, consolidando a região como uma das mais procuradas pelos viajantes globais. Desde o fim da pandemia, Turquia, Japão, China, Taiwan e Tailândia avançam cada vez mais nos rankings de países preferidos por turistas. Em cinco anos, por exemplo, a Tailândia registrou um salto de 19% na chegada de viajantes internacionais. Considerando as viagens para a Ásia como uma tendência consolidada, o Hurb apresenta alguns dos atrativos e diferenciais de quatro destinos orientais.
Segundo dados do World Bank Group, três países asiáticos se destacam entre os 10 mais visitados do mundo. A China se sobressai com impressionantes 65,7 milhões de visitantes internacionais, enquanto Turquia e Tailândia atraíram 51,2 milhões e 39,8 milhões de turistas, respectivamente, refletindo o crescente interesse global por suas culturas, histórias, paisagens e culinária. Com descontos de 15% em hotéis selecionados, o Hurb oferece diárias em uma série de destinos internacionais, como nas capitais do continente.
Na China, conhecida por marcos históricos como a Grande Muralha e a Cidade Proibida, o número de turistas não para de crescer. O país continua a despertar o interesse de visitantes com sua história e particularidades culturais, ao passo que a imagem da China entre turistas internacionais melhora significativamente com o passar dos anos.
Recentemente, segundo a Hurb, a China inovou no campo do turismo ao introduzir o turismo nuclear como parte de sua estratégia para alcançar a neutralidade carbônica até 2060. Com a abertura de nove centrais nucleares ao público, o país busca promover a aceitação da energia nuclear, desmistificando seus riscos e educando a população sobre seus benefícios como uma importante fonte de energia limpa.
Segundo a Euromonitor, Istambul, a capital turca, foi a cidade mais visitada do mundo em 2023, superando polos turísticos ocidentais como Paris e Nova York. Embora a maior parte da Turquia esteja no continente asiático, a capital é considerada território europeu, o que facilita o acesso para turistas de ambos os continentes. A popularidade do país evidencia a fascinante mistura de culturas oriental e ocidental, além de atrair visitantes por sua história milenar e belezas naturais.
Entre as atrações mais procuradas em Istambul estão a Hagia Sophia, que já foi igreja, mesquita e agora é um museu; a Mesquita Azul, famosa por sua arquitetura; e o Palácio de Topkapi, que revela detalhes da história otomana. A Capadócia, com suas paisagens rochosas e balonismo ao amanhecer, e Pamukkale, conhecida por suas piscinas termais, também são grandes atrativos, assim como as praias de Bodrum e Antalya.
A Tailândia, conhecida por suas praias paradisíacas e templos ornamentados, conquistou 39,8 milhões de visitantes. O país oferece uma imersão na cultura asiática com atrações como os palácios reais e mercados flutuantes. Destino famoso entre surfistas, suas melhores praias incluem Maya Bay, Bamboo Island e Hong Beach.
Fora do top 10, a Coreia do Norte está em processo de reabertura para o turismo internacional. O país, que se isolou no início da pandemia de 2020, começou a flexibilizar as restrições em meados de 2023. Kim Jong-un anunciou planos para reconstruir a infraestrutura turística, incluindo a renovação do aeroporto e a conversão de uma base militar em resort de esqui.
Assim como a China, que tem superado antigas percepções negativas no cenário internacional, a imagem da Coreia do Norte também está passando por transformações, de acordo com a Hurb. O país tem se esforçado para melhorar sua reputação e atrair visitantes, oferecendo novas experiências turísticas, como parte de um esforço para reposicionar-se no cenário global.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a região da Ásia e Pacífico lidera o crescimento do turismo internacional desde 2005, superando outras regiões. Dados da Oxford Economics mostram um crescimento médio anual de 6% no número de chegadas internacionais na região, enquanto a média global é de 4%. Esse crescimento é impulsionado pela economia acelerada, expansão das conexões aéreas e grandes projetos de infraestrutura, o que mantém a Ásia como protagonista no mercado global de viagens.
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