O programa Avião Solidário da Latam realizou, na última segunda-feira (2/9), o transporte gratuito de três sauins-de-coleira (Saguinus bicolor), uma espécie de primata criticamente ameaçada de extinção. Os animais foram levados de Manaus para o Jardim Zoológico de Brasília, com o objetivo de contribuir para a conservação da espécie. A ação foi possível graças à parceria entre a Latam e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), seguindo as orientações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CPB/ICMBio).
Esses sauins-de-coleira, resgatados de áreas de desmatamento, incêndios e risco de atropelamento na região de Manaus, estavam sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) no Amazonas. Após um processo de reabilitação, que incluiu programas de enriquecimento ambiental e monitoramento de sua saúde física e comportamental, os primatas foram transferidos para Brasília, onde vão integrar um grupo de conservação fora de seu habitat natural. A ação visa aumentar a viabilidade genética da espécie, de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-Coleira (PAN), implementado pelo ICMBio.
O transporte aéreo, realizado pela Latam Cargo, foi essencial para reduzir o tempo de deslocamento. O percurso, que por via terrestre levaria mais de 50 horas e se estenderia por quase 4 mil quilômetros, foi completado em apenas três horas de voo. Além de garantir maior segurança e conforto aos animais, a operação mostra a importância da logística no apoio a projetos de conservação.
O Avião Solidário, que há quase 13 anos realiza esse tipo de transporte gratuito, já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil. O programa, alinhado à estratégia de Valor Compartilhado do grupo Latam , também é responsável por outras iniciativas humanitárias, como o transporte de vacinas, doações e profissionais voluntários para regiões em crise, beneficiando mais de 140 milhões de pessoas em todo o país.
Agenda