O Terminal de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu na noite desta quarta-feira (10) uma carga de 100 toneladas de equipamentos que serão utilizados nos shows do rapper americano Travis Scott. A apresentação do artista acontecerá no dia 11 de setembro em São Paulo e, em seguida, no Rock in Rio, em 13 de setembro.

Ao todo, foram desembarcados 39 paletes contendo equipamentos de som e iluminação. Transportada em um Boeing 747 proveniente de Buenos Aires, Argentina, a carga foi operada por uma equipe de 40 pessoas, que realizaram a despaletização e o carregamento em 11 carretas com destino à capital paulista.

Os shows de Travis Scott no Brasil fazem parte da turnê “Circus Maximus”, que teve início em junho na Europa e seguirá até o próximo mês, com encerramento na Nova Zelândia. O gerenciamento logístico da operação ficou a cargo da Fulstandig, enquanto a Etex Comércio Exterior atuou como despachante aduaneiro.

O Terminal de Carga de Viracopos, que opera 24 horas por dia e conta com uma equipe especializada em cargas especiais, possui infraestrutura de segurança reforçada, com sistemas de vigilância eletrônica e controle de acesso.

Hub para megaeventos internacionais

Nos últimos meses, o Teca de Viracopos tem se consolidado como uma das principais portas de entrada de equipamentos para grandes shows internacionais realizados no Brasil. Recentemente, o terminal recebeu, em 31 de agosto, as cargas para o show de The Weeknd, que se apresentou em São Paulo no dia 7 de setembro.

Além disso, em abril, o terminal processou parte dos equipamentos da “Celebration Tour” da cantora Madonna, que passou pelo Rio de Janeiro em maio. A logística dos shows de Karol G e dos artistas do festival Lollapalooza também passaram por Viracopos, movimentando centenas de toneladas de equipamentos ao longo do ano.

A expertise logística do aeroporto em lidar com grandes volumes de carga tem garantido o sucesso nas operações de eventos como Rock in Rio e Lollapalooza, além de shows de artistas como Guns N’ Roses, Foo Fighters, Coldplay e Justin Bieber.