Salvador (BA) – Na tarde desta quinta-feira (12), a Air France iniciou sua contagem regressiva para lançar, oficialmente, os voos entre Salvador e Paris. A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa, realizada no hotel Fasano, em Salvador. Os voos ocorrerão às segundas, quintas-feiras e sábados, com uma duração de aproximadamente dez horas e início no dia 28 de outubro de 2024. A nova rota (AF476), com um Airbus A350 visa ligar a capital Bahia para vários outros destinos da Europa.

A conexão entre Salvador e Paris, antes de vistos como “primos distantes”, agora se fortalece, tornando Salvador o quinto destino da Air France no Brasil, juntando-se a São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém. O anúncio contou com a presença de Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Mateus Pongeluppi, diretor executivo de Estratégia da Gol, Julio Ribas, CEO da Vinci Airports, e Maurício Bacellar, secretário de Turismo da Bahia.

Manuel Flahault, diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, destacou a importância desta nova operação: “Estamos orgulhosos dessa nova etapa, que conectará Salvador ao mundo. Essa rota permitirá que os passageiros viajem não apenas para a França, mas também para 189 destinos na Europa, Ásia e China. A aeronave, com capacidade para 324 passageiros, reflete nossa confiança no potencial econômico e turístico da Bahia e do Brasil.”

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, um turista internacional gasta, em média, 15 mil reais por semana com hospedagem e despesas e se anima com as mudanças que a Air France pode proporcionar: “A Bahia hoje é o maior portão de entrada de turistas estrangeiros do norte nordeste do Brasil, nós recebemos aqui 45% de todos os turistas internacionais que chegam à região nordeste. É fruto do trabalho do treino turístico baiano, é fruto do trabalho do governo do estado, mas é também porque o Brasil voltou!”, comenta.

Air France - Salvador
Maurício Bacellar (secretario de Turismo da Bahia) (foto: Geovana Fraga)

“A Air France vai disponibilizar mais de mil assentos por semana para a Bahia. Se multiplicarmos esse número, sem prever a taxa exata de ocupação, as informações que recebi da companhia indicam que as vendas estão muito acima das expectativas, os voos para a Bahia, sejam nacionais ou internacionais, têm a maior taxa de ocupação do país.” complementa Maurício Bacellar.

Em 2024, celebrando uma década de parceria com a Gol no Brasil, o Grupo Air France-KLM oferece aos clientes de diversas regiões do país a opção de voar para Paris e outros destinos via conexão em Salvador. Da mesma forma, passageiros vindos da capital francesa podem acessar outras cidades no Brasil com a Gol. Para receber essa demanda, o Julio Ribas, CEO da Vinci Airports, também salientou que o aeroporto está preparado para recebê-las e com constante manutenção,  alcança um novo patamar.

Além disso, a população poderá acompanhar os dias que faltam para o início da operação em relógios digitais nas ruas de Salvador e em um painel no aeroporto da cidade.