Celso Sabino, ministro do Turismo, formalizou nesta quarta-feira (11) o convite ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para participar da reunião de ministros do Turismo do G20, que ocorrerá entre 19 e 21 de setembro, em Belém (PA). Durante o encontro em Brasília (DF), Sabino destacou a importância do evento, que será liderado pelo Brasil, e apresentará soluções sustentáveis para o setor turístico global.
O encontro reunirá mais de 40 delegações internacionais, incluindo representantes de grandes potências como Estados Unidos, China e Austrália, além de países convidados, como Emirados Árabes Unidos, Portugal e Chile. A reunião tem como foco a definição de estratégias que unam sustentabilidade ambiental, econômica e social ao turismo, refletindo o protagonismo do Brasil no cenário internacional.
Nesta edição, o Ministério do Turismo do Brasil está à frente das discussões técnicas do G20 no setor, com pautas que envolvem desde a qualificação profissional até o financiamento de projetos turísticos por meio de cooperação internacional. Sabino destacou a importância de aproveitar a oportunidade para fortalecer o papel do Brasil no cenário global, promovendo a sustentabilidade no turismo como uma via para o crescimento econômico e a geração de empregos.
“A reunião em Belém será uma grande chance de o Brasil ser o protagonista dos debates globais sobre os caminhos do setor rumo à adequada sustentabilidade ambiental, econômica e social. Isso significa garantirmos formas de aproveitar corretamente todo o potencial do nosso país de atrair visitantes nacionais e estrangeiros”, afirmou Celso Sabino, ministro do Turismo.
O evento contará com a presença de representantes de organizações como a Onu Turismo, a União Europeia, a União Africana, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), além de instituições financeiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essas instituições trarão discussões relevantes sobre financiamento e investimentos em projetos turísticos sustentáveis.
Agenda