O Visit Argentina realizou, na manhã desta quinta-feira (12), um treinamento online para agências e operadoras brasileiras. A ação deu ênfase a atrativos naturais e turísticos da Argentina para a temporada turística de verão 2024 – 2025, destacando todas as regiões do país.

Vale destacar que a Argentina é um dos países que mais recebem turistas brasileiros na América Latina. Em março deste ano, três destinos do país apontaram um percentual de crescimento de três dígitos em comparação a janeiro e fevereiro de 2023. Bariloche, Ushuaia e Mendoza viram o turismo crescer de forma exponencial e registraram, de acordo com dados da Civitatis, 368%, 265% e 189%, respectivamente.

Com dicas e incentivos para que visitantes estendam a passagem pelo país, Verónica Rodriguez, representante da entidade, alertou os agentes a instruírem os clientes sobre duração dos passeios, que pode ser um fator relevante para o cansaço durante a viagem. “Passeios argentinos são longos. Em geral, sai pela manhã e volta somente no fim da tarde, seja em Mendoza, na Patagônia ou em qualquer outro passeio de natureza”, destacou Rodriguez.

Verónica destacou ainda o sucesso dos voos entre São Paulo e Salta, que teve bastante aprovação do público brasileiro e, ainda hoje, é uma das principais rotas de chegada dos turistas. Em 2023, o mercado brasileiro ocupava o primeiro lugar de turistas estrangeiros. “É muito comum passearmos por salta e encontrar muitos brasileiros”, brincou.

No quesito gastronomia, desde o ano passado a Argentina passou a ter alguns restaurantes reconhecidos com estrelas Michelin. Para este ano, há a recomendação de 57 estabelecimentos para receberem o reconhecimento, sendo 42 em Buenos Aires e 15 em Mendoza.

O Enoturismo, uma das principais vertentes turísticas do país, tem forte representatividade dentro e fora de Mendoza. No norte da Argentina, em Cafayate, é produzido o vinho de altitude, onde o sol atinge com mais força a uva e gera um vinho com maior teor alcoólico. “É possível vender duas rotas do vinho, uma do norte da argentina e outra em Mendoza. As duas oferecem experiências distintas para o viajante”, frisou. Ainda no norte do país, em Tucumán é possível acampar em um observatório.

Para os que preferem a rota do vinho de Mendoza, Verónica explicou aos agentes que é possível vender o produto durante o ano todo. “Lá tem rios de curso rápido, onde é possível fazer rafting, realizar excursões por vulcões, banhar-se em fontes termais e visitar inúmeras vinícolas”, contou.

Os agentes receberam, ainda, dicas para vender os atrativos de verão para clientes que já visitaram a Argentina. “Se seu cliente já visitou Bariloche, por exemplo, você pode vender outras regiões que oferecem atrativos similares como a natureza e gastronomia. O que não falta é opção”, concluiu.