Na tarde desta sexta-feira (13), representantes da Visit Orlando, da Copa Airlines e do Kennedy Space Center se reuniram em São Paulo para debater sobre inovações, propostas e novidades da parceria entre as empresas. O encontro contou ainda com a participação do astronauta brasileiro Marcos Pontes.

O Kennedy Space Center é uma ótima opção para quem quer diversificar o roteiro tradicional de Orlando, normalmente focado nos parques de diversão. É o que acredita Patrick Yvars, diretor de Vendas do Visit Orlando para América Latina. “Quando falamos de experiências únicas, o que pode ser mais único do que o Kennedy Space Center, que fica a menos de uma hora de Orlando?”, disse sobre o local, que está localizado em Merritt Island.

“Não é uma atração, não é um museu, é ciência pura. Quando as pessoas vêm a Orlando, porque não ficar um dia a mais e aproveitar para conhecer o Kennedy Space Center, saber um pouco de ciência, sobre a corrida para chegar à Lua, sobre o que vai acontecer no futuro do planeta Marte e muito mais”, completou Yvars, em entrevista ao Brasilturis.

É também o que pensa Raphael de Lucca, country manager da Copa Airlines no Brasil. A companhia aérea panamenha tem grande atuação levando turistas brasileiros para os Estados Unidos. Raphael destaca que, quando pensamos em Orlando, é natural que a primeira coisa que venha à cabeça sejam os parques. Porém, é importante dar uma alternativa a mais aos visitantes.

Raphael de Lucca, Country Manager da Copa Airlines no Brasil, durante o evento (Foto: Greg Grigoragi/ Brasilturis)

“É natural que, quando você pense em Orlando, você pense nos parques, não há como apagar e nem é esse o objetivo. Quem já foi lá atrás com a família, com criança pequena, porque não uma outra programação? Para nós, como companhia aérea, isso é uma repetição de compra. Aquele passageiro que já foi no passado, vai de novo porque tem mais atrações do que somente os parques”, disse.

De Lucca ainda acredita que o Kennedy Space Center funciona para divulgar a tecnologia e experiência americana no Brasil. “E também existe um eixo de desenvolvimento cultural. A gente comenta sempre que viajar de avião não é apenas o transporte, é um eixo educacional, é um eixo de desenvolvimento civilizatório. Com a divulgação do Kennedy Space Center, o objetivo também é a divulgação da tecnologia e da ciência no Brasil, através da experiência americana”, contou.

O Kennedy Space Center é membro Visit Orlando. A associação é responsável por promover e vender o local de maneira global. Enquanto isso, a Copa Airlines se destaca como um dos principais meios de chegada à Flórida para brasileiros. Ao todo, a companhia atua em sete capitais nacionais e faz paradas no Panamá antes de desembarcar nos Estados Unidos. São cinco voos diários apenas para Orlando. “Para nós, como companhia aérea, sempre brincamos que ninguém vai para Orlando porque a Copa voa para lá, mas sim porque Orlando tem o seu atrativo e nós somos a ponte para chegar lá”, completou Raphael de Lucca.

Em meio a tantas programações turísticas tradicionais em Orlando, o Kennedy Space Center luta para se destacar. Apesar disso, Victor Manjarres, CEO da TM Americas, representante do KSCVC no Brasil, garante que não há nenhum tipo de competição entre as atrações. O Centro Espacial, na verdade, serve de complemento à experiência tradicional de Orlando.

O CEO explica que, enquanto os parques entregam a magia de Orlando aos turistas, o Kennedy Space Center proporciona a realidade. “Não tem competição, a gente é um complemento da experiência de Orlando. Em Orlando você tem a magia, tem tudo aquilo dos parques que todo mundo sonha. Mas, com o Kennedy, você agrega uma parte de realidade”. Mais do que isso, segundo Manjarres, o local serve para dar um gostinho ao visitante do que virá pela frente. “Antigamente, você ia a uma exposição ou museu para saber sobre o passado, você vai ao Kennedy para saber sobre as coisas que acontecerão no futuro”.

Após as falas de Raphael de Lucca, Patrick Yvars e Victor Manjarres, para fechar o evento, o astronauta Marcos Pontes tomou a palavra. Atualmente senador por São Paulo, ele costuma dar palestras no Kennedy Space Center. Durante sua fala, relembrou toda a sua trajetória até se tornar o primeiro astronauta brasileiro e deu detalhes de suas experiências no espaço aos convidados presentes.

Astronauta Marcos Pontes fala sobre sua trajetória (Foto: Greg Grigoragi/ Brasilturis)