A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, inicia amanhã (13) a operação de sua mais nova aeronave, o Airbus A330-200, de prefixo PR-AIN. O avião estreia na rota Campinas-Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, partindo às 9h25 no voo AD8702. A companhia, que já lidera o mercado de voos entre Brasil e Flórida, pretende também utilizar a aeronave em rotas para a Europa.

Com capacidade para 255 passageiros, a nova adição à frota conta com 21 assentos na classe Executiva e 234 na Econômica. O serviço de bordo inclui refeições quentes e lanches, dependendo do horário do voo. No entanto, o sistema de entretenimento a bordo, provisoriamente, será oferecido via conexão w-IFE, onde os clientes acessam filmes e séries por seus próprios dispositivos móveis. A Azul promete a instalação do sistema de entretenimento nos assentos até o primeiro trimestre de 2025.

A nova aeronave já operou por companhias dos Emirados Árabes e da Alemanha antes de ser incorporada pela Azul. Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da empresa, afirmou que a chegada do avião é estratégica, especialmente com a proximidade da alta temporada. “Estamos contentes em colocar essa aeronave em operação, pois ela materializa a confiança que nossos parceiros têm na Azul e também em razão da proximidade com a alta temporada, quando temos historicamente uma ocupação mais alta saindo do Brasil com destino ao Exterior”, disse.

Ward também destacou que, apesar de a aeronave não ter a classe Economy Xtra, os passageiros encontrarão um bom espaço entre os assentos na classe econômica. Ele ainda lembrou que a crise de supply chain continua impactando a aviação globalmente, resultando em atrasos na entrega de aeronaves, mas reforçou o compromisso da Azul com o crescimento de sua malha internacional.

A Azul já recebeu três aeronaves de longo alcance este ano e espera incorporar mais duas até o final de 2024, reforçando sua capacidade para atender à demanda crescente nas rotas internacionais.