A oferta de transporte gratuito para os hóspedes de hotéis no Centro Histórico de São Paulo tem se mostrado um diferencial importante na escolha de hospedagem para quem visita a cidade durante grandes eventos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), 90% dos participantes da feira Beauty Fair, que aconteceu na última semana na Expo Center Norte, apontaram o benefício como decisivo na escolha de onde ficar.

A ação, que já teve outra edição em julho durante a Fipam — maior feira de panificação e confeitaria da América Latina — também foi altamente bem avaliada pelos passageiros. O público atribuiu notas positivas ao local de embarque (97%), ao conforto do transporte (91%), à segurança (89%) e à frequência dos ônibus (85%). Para a Setur-SP, o transporte gratuito é um importante atrativo para os meios de hospedagem da região, contribuindo para a redescoberta da hotelaria central pelos visitantes de feiras e congressos.

Além disso, os turistas demonstraram interesse em consumir no comércio local e explorar a gastronomia da região: 92% afirmaram que realizariam compras no centro, enquanto 94% disseram que experimentariam os restaurantes e opções de lazer da área. “Sem dúvidas, é uma vantagem competitiva para os hotéis do Centro. Esse movimento reforça a importância da hospitalidade no coração da cidade”, comentou o secretário de Turismo, Roberto de Lucena.

No deslocamento para a feira, 101 passageiros beneficiados pelo transporte gratuito responderam a 16 perguntas via formulário online. A maior parte (80%) dos entrevistados era visitante da feira, uma pequena parcela era de expositores (16%) e alguns profissionais de imprensa (4%), vindos principalmente do Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Minas Gerais e São Paulo.

A iniciativa é atrair novos hóspedes para 19 hotéis clássicos da região, como o hotel América do Sul e Columbia, da Rede Buenas Hotéis; o Windsor, da Rede Ibérica; o Gran Barão e o Apollo Plaza; da Rede Ibérica; o Excelsior e Marabá, da Rede Del Plaza; além do Gran Corona, do King, do Castelar, do San Raphael, do San Michel, entre outros que integram a ação.

É tudo coordenada pela Comissão de Hotelaria do Distrito Turístico Urbano Centro de São Paulo, com o apoio da Prefeitura e dos projetos #TodospeloCentro e Pró-Centro SP.