A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) deu início à sua série de reuniões pré-temporada, com o objetivo de alinhar e ajustar as estratégias para a próxima temporada de cruzeiros. Nos últimos dias, Marcos Ferraz, presidente da Clia Brasil, reuniu representantes da Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, e visitou destinos como Ilhabela, São Sebastião, Balneário Camboriú, Porto Belo e Itajaí.

Os encontros contaram com a participação de órgãos essenciais para a operação dos cruzeiros, como a Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Autoridade Portuária, Capitania dos Portos e diversas autoridades locais. A intenção dessas reuniões é discutir as operações de acordo com as particularidades de cada destino, buscando aprimorar o que for necessário para garantir uma temporada de ainda mais sucesso.

Marco Ferraz destacou a importância de manter todos os envolvidos próximos e engajados: “Essas reuniões são fundamentais para proporcionar experiências únicas aos cruzeiristas. Realizamos esses encontros antes e depois de cada temporada para garantir que tudo esteja em ordem.”

Na temporada 2024/2025, diversos destinos terão um aumento significativo no número de escalas e leitos. Ilhabela, por exemplo, receberá 65 escalas de navios, oferecendo mais de 204 mil leitos. Balneário Camboriú contará com 64 escalas, enquanto Itajaí terá 40 escalas e Porto Belo 17.

Ferraz também ressaltou o impacto econômico gerado pelos cruzeiristas nas cidades visitadas: “Cada cruzeirista gera um impacto médio de R$ 668,91 nas cidades de escala e de R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque, refletindo em diversos setores econômicos locais, como restaurantes, hotéis, e serviços turísticos.”