A Air France-KLM e a TotalEnergies anunciaram a ampliação de sua parceria para a aquisição de combustível de aviação sustentável (SAF), com um novo contrato que prevê o fornecimento de até 1,5 milhão de toneladas de Saf ao longo dos próximos dez anos. Essa expansão tem como objetivo atender à crescente demanda do grupo aéreo por soluções que diminuam o impacto ambiental de suas operações.

Com isso, a Air France-KLM, que já foi a maior consumidora de Saf globalmente em 2022 e 2023, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. O Saf permite reduzir as emissões de CO2 em até 90% ao longo de seu ciclo de vida, sendo produzido a partir de resíduos da economia circular nas refinarias da TotalEnergies na França e em outros países europeus. Esse combustível será utilizado em voos que partem da França, Países Baixos e outros países da Europa.

Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM, destacou a importância desse acordo para o futuro da aviação: “Garantir os volumes de combustível de aviação mais sustentável necessários para descarbonizar nossa atividade é um grande desafio. Este acordo com a TotalEnergies é um passo adicional nessa direção”. Patrick Pouyanné, presidente da TotalEnergies, reforçou que a parceria também contribui para a transição energética e industrial da empresa.

Além do fornecimento de SAF, a Air France-KLM planeja reduzir suas emissões de CO2 por passageiro em 30% até 2030, em comparação com 2019. O grupo também tem implementado uma política rigorosa de aquisição, comprando apenas Saf que não compete com a produção alimentar global.