O XV Festival Queima dos Homens de Barro, realizado na fazenda Cores da Terra, em Ibirataia, na Costa do Cacau, encerrou-se no último sábado (21) após quatro dias intensos de celebrações culturais. O evento atraiu cerca de três mil pessoas, entre baianos e turistas, que puderam aproveitar uma programação repleta de manifestações artísticas, gastronomia local e apresentações musicais. O festival é uma homenagem ao trabalho da artista plástica Selma Calheira, famosa por suas esculturas gigantes feitas de cerâmica, com até oito metros de altura, resultado da transformação da argila em arte.

Um dos pontos mais marcantes do evento foi o lançamento da maquete conceitual do projeto “Cidade dos Homens de Barro”, idealizado por Calheira. A iniciativa visa a construção de um museu a céu aberto na região, utilizando as monumentais esculturas de barro para criar um novo ponto de atração turística na Costa do Cacau. O projeto contará ainda com anfiteatro e infraestrutura para recepção de visitantes, sendo uma aposta de parceria público-privada, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

“É um projeto de desenvolvimento, de melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram aqui, unindo arte e turismo. Quando faço as esculturas gigantes, retrato o meu povo, que é resiliente às dificuldades. O museu será uma forma de dar mais visibilidade ao município e movimentar a economia”, afirmou Selma Calheira, ao destacar o potencial transformador da iniciativa.

Juliana Araújo, diretora de Qualificação da Setur-BA, reforçou o compromisso do governo estadual com a iniciativa: “O Governo do Estado vai atuar na capacitação de mão de obra e atração de investimentos para esse novo equipamento turístico e cultural, que irá dar mais projeção à região. Com isso, pretendemos aumentar o tempo de permanência do visitante na Costa do Cacau”.

O festival também trouxe turistas encantados com a rica cultura da região. A mineira Etelvernea Rodrigues, em sua primeira visita a Ibirataia, elogiou o evento: “Fiquei apaixonada pelo evento, que mostra a riqueza cultural da Bahia e incentiva os artistas”. Já Flávia Pircher, de São Paulo, presente pela segunda vez, afirmou: “É a minha segunda vez nessa festa contagiante. Eu acho fantástico esse resgate da cultura local. A Bahia é maravilhosa”.

No domingo (22), Selma Calheira se reuniu com representantes de instituições como Setur-BA, Sebrae e Banco do Nordeste, além de empresas privadas, para discutir o andamento do projeto da Cidade dos Homens de Barro e a captação de investidores.